Caminhoneiros e crise de combustíveis

Caminhoneiros: 9º. dia Greve – Combustíveis chegam à alguns pontos, mas ainda faltam alimentos

Compartilhe essa matéria:

Caminhoneiros : 9º. dia Greve – Combustíveis chegam à alguns pontos, mas ainda faltam alimentos – Chega ao 9º. dia a greve dos caminhoneiros e o impacto, dessas manifestações, ainda pode ser sentido em 24 estados e Distrito Federal, menos os estados do Amazonas e Amapá não tem protestos. Mesmo em alguns pontos o abastecimento de combustíveis ter melhorado, a população continua sofrendo com a falta de alimentos.

Greve dos Caminhoneiros e crise de combustíveis
Combustíveis chegam à alguns pontos, mas faltam alimentos.

 

Greve dos Caminhoneiros e crise de combustíveis
Protestos ainda seguem pelas estradas

Por causa dos bloqueios que seguem pelas estradas, ainda é possível encontrar a falta de produtos nas prateleiras de supermercados e sacolões. E, os produtores agrícolas estão sofrendo com a perda de seus produtos, por falta de espaço no armazenamento, como a produção de leite; e com os animais que estão morrendo por falta de ração, como as aves.

 

A greve dos caminhoneiros fez com que o País entrasse em um verdadeiro colapso. Mudou a rotina dos serviços prestados pelo estado e município, como as Unidades de saúde, transportes coletivos, coleta seletiva de lixo e aulas de algumas redes estaduais e municipais de ensino, que tiveram seus serviços comprometidos.

Segundo o Governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, 8 milhões de litros de combustíveis saíram ontem (28) da REDUC, Refinaria de Duque de Caxias, e foram escoltados por Policias Militares e estocados em quartéis da própria PME, em seguida, distribuídos para abastecer postos e serviços essenciais, como hospitais, coletas de lixo, prefeituras e as empresas de transportes municipais e estaduais. As expectativas são de que para os próximos dias, o estado consiga normalizar esse abastecimento.

Como não conseguiriam manter escolta policial a todos os caminhões tanques que saíram da Reduc, pois alguns iriam para o interior do estado, foi necessário colar adesivos na lateral e no vidro dianteiro de alguns desses veículos, para que fossem identificados e sinalizassem que se tratavam de um atendimento público, caso passassem pelos protestos.

Nessa terça-feira, aproximadamente, 70% da frota de ônibus está circulando pela cidade. E os carros que vierem a parar nas ruas, por falta de combustível, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está proibida de aplicar multa por causa de pane seca.

Greve dos Caminhoneiros e crise de combustíveis
Manifestações de caminhoneiros

De acordo com o Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o governo acredita que as manifestações ainda seguem por causa de cunho político e não mais por causa de reivindicações dos caminhoneiros. Pois, de acordo com os representantes dos caminhoneiros que negociaram com o Governo, afirmaram que da parte deles, a greve está encerrada. E o Ministro acredita que o País está caminhando à normalização de abastecimento, mesmo que lentamente.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: