FLIM – realmente uma grande e importante Festa Literária em Maricá
Festa Literária de Maricá desenvolve nas crianças, adolescentes e adultos o amor às letras
De fato, Maricá apresentou uma Festa Literária com diversas atividades artísticas-culturais, que envolveu todo o município. De 24/10 a 01/11/2018, a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro respirou cultura, conhecimento e alegria.
Então, assista neste vídeo, a opinião das professoras Ana Bárbara Rosa e Géssica Maia, da EM João Monteiro sobre nossa Festa Literária.
Em primeiro lugar, no dia da abertura os personagens da Turma da Mônica animaram a festa. Daí em diante, foram manhãs, tarde e noites com muitas atividades, a saber: Oficina Horta de Coco, Projeto de Musicalização, Oficinas de Capoeira, Contação de História,Exposição com a Kombi Ambiental Itinerante, Dança (SEART e Cia. Lídia Maria) , Museu de Instrumentos Musicais, Pintura Facial e escultura com balões, Teatro, Bandas, Fanfarras, Coral, etc.
Também teve oficina de bonecas Abayomi, participação dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Desse modo, a Festa Literária esteve repleta de livros e atividades importantes e com números significativos, a saber:
- mais de 50 mil títulos diferentes,
- cerca de 500 mil exemplares e
- 20 estandes
Portanto, veja no vídeo abaixo, a opinião das alunas Brenda e Alana da EM João Monteiro sobre a FLIM 2018;
Escritores de Maricá e de outros municípios presentes na FLIM
A FLIM contou também com a presença de escritores de Maricá e de outros municípios.
No dia 26/10, Thalita Rebouças, prestigiou a festa. Thalita Rebouças é conhecida e amada pelo público juvenil desde 2003, quando lançou seu primeiro livro“Traição entre Amigas”.
Do mesmo modo, esteve na FLIM o escritor e blogueiro Eduardo Spohr, autor de “Batalha do Apocalipse” e da trilogia “Filhos do Éden”. E, semelhantemente, a escritora Roseana Murray que apresentou algumas de suas poesias.
Então agora, assista neste vídeo a aluna Ana Victória Santos do Amparo, declarando seu amor pelas obras da escritora Thalita Rebouças. Além disso, Ana Victória envia uma doce mensagem para sua autora favorita e um pedido. Veja no vídeo:
Vale-livro: vouchers da Festa Literária
A fim de despertar a sensibilidade para a leitura e democratizar o acesso aos livros foram disponibilizados vouchers no total de R$ 80,00 para cada aluno da rede municipal. Professores regentes, professores extraclasse e apoio também receberam subsídios. Em suma, foram distribuídos vouchers para 21 mil alunos e 2 mil professores da rede municipal de ensino.
Inspetora da EM João da Silva Bezerra da Barra de Maricá, Ivonete, comenta sobre esse incentivo e pelo sucesso do evento. Assista aqui:
Semelhantemente, o historiador de Maricá e escritor, Cezar Brum, também aponta esse benefício para o futuro de nossas crianças. Também neste vídeo, as escritoras Natália Lenhard e Márcia Mathias Netto Fleury falam de seus livros, a saber:
- De Natália Lenhard: A Amizade é Você, e é Tudo”, “Se Um Dia eu Voltar””
- De Márcia Mathias Fleury: “Ignácio Giraldo Mathias Netto”, “A Volta Por Cima” (a importância da orientação profissional para o familiar do dependente na luta contra as drogas)
Neste momento, Márcia conta-nos sua alegria, visto ter-se esgotado o livro “Piatã e Raul: Férias na Aldeia”. O livro relata a amizade entre um menino índio e um menino não índio, que se conhecem numa cidade do Pará.
Assista aqui:
Em seguida, Cezar Brum fala sobre seu livro “Contando a História de Maricá“na sua 2ª edição, tendo sido ampliado e atualizado.
FLIM, uma festa de livros e projetos artísticos-culturais
Mais que uma feira de livros, inegavelmente a FLIM é uma festa, a FLIM incentiva e valoriza a leitura. Por exemplo, foi apresentado, pela EM Clério Boechat, no Flamengo, o projeto “Jovem Escritor“. A saber, projeto onde jovens orientados por professores iniciam seu caminho na produção de contos, romances, poesias e histórias em quadrinhos. Certo que esse trabalho é desenvolvido no contraturno escolar.
Consequentemente, assista aqui a entrevista com Gabriel Edgard, autor do livro “Seraf e os Artefatos Místicos”:
Enfim, veja você mesmo, todo o entusiasmo dessa turma que está aprendendo a amar a boa leitura.
Ademais, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) também compareceu à FLIM, juntamente com o mascote Leo. Assim sendo, promoveram atividades lúdicas, além de repassarem orientações aos estudantes.
Escolas Municipais presentes neste dia:
- Amanda Pena, Bananal – Ponta Negra
- João Monteiro, Recanto – Itaipuaçu
- Maurício Antunes de Carvalho, Boqueirão – Maricá
- Vereador João da Silva Bezerra – Barra de Maricá
Gostou?
Então vá até o nosso facebook. A M1News criou um álbum com TODAS as fotos deste dia. Assim, chame os amigos e colegas da turma e se marquem nas fotos.
Ficaremos felizes em recebê-los na M1News.
Ah! Curtam e compartilhem com seus familiares, professores e amigos.
Veja também: Em Maricá, crianças da LBV comemoram o Dia Internacional do Livro Infantil.
2 thoughts on “FLIM – realmente uma grande e importante Festa Literária em Maricá”
Comments are closed.