Flim

Filósofa conclama público da Flim a investir na alegria contra o sofrimento

Compartilhe essa matéria:

Sétimo dia da Festa Literária Internacional de Maricá 2022

A psicóloga e filósofa Viviane Mosé foi a estrela do sétimo dia da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), com a palestra “Sustentabilidade emocional – como a Internet tem desgastado as palavras”. Viviane destacou que a internet não deve ser demonizada, mas os maus usos da rede precisam ser apontados: segundo ela, a civilização está em ruínas, mas um novo mundo vem nascendo, no qual pessoas antes consideradas “invisíveis” hoje ganharam voz e rosto e conquistaram novos espaços, graças à revolução da conectividade.

 

A filósofa começou apelando aos presentes que deem voz aos jovens, sem repetir o chavão de que “a juventude de hoje não é fácil”: “Isso é o que seu pai dizia de você, e o que seu avô dizia de seu pai. Você vai repetir essa ladainha? Vamos nos relacionar com nossos filhos, não com a ideia que fazemos do que eles devem ser”, alertou.

 

Viviane falou sobre as exaustões que vêm afetando o mundo: a ambiental, que exige uma mudança radical na relação com a natureza; a econômica, a partir da qual poucos bilionários detêm fortunas que suplantam até o poder dos políticos – “São esses ultrabilionários que mandam no mundo hoje, ao concentrar tanto dinheiro que foi, na verdade, sugado de nós, da base” – e a humana, a mais grave de todas, na perspectiva de que os índices de depressão e transtornos psiquiátricos nunca foram tão altos, e também de que essa exaustão deve ser solucionada antes, para que as outras duas possam ser revertidas.

 

“Num mundo em que as medicações para psiquiatria atuais são incríveis, nunca houve tanta gente deprimida, triste. A indústria farmacêutica investe mais em propaganda que em pesquisa, e isso mostra que essa indústria está, na verdade criando novos doentes. E só a alegria pode vencer isso, pois ninguém pode conter uma alma alegre. Olhem para as pessoas nos olhos, mesmo que pela tela do celular: se você olha para a pessoa na tela, fala com ela sinceramente, isso produz bem-estar. E a internet só ajudou nisso, como vimos na pandemia; não fosse por ela, muitos de nós teríamos enlouquecido devido ao isolamento”, destacou ela.

Programação completa da FLIM 2022

 

Foto: Evelen Gouvêa

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: