Festival de Teatro

Festival de Teatro encerra com premiações no Cineteatro Henfil

Compartilhe essa matéria:

Festival de Teatro encerra com premiações no Cineteatro Henfil

No último sábado (11/08), após 10 dias de apresentações, aconteceram as premiações do 40º Festival de Teatro da Fetaerj – Prêmio Paschoalino 2018, no Cineteatro Henfil, em Maricá. As companhias de teatro apresentaram ao todo 28 peças de teatro ao longo desses dias. E, a cerimônia para entrega dos troféus que ocorreu sábado passado foi bem divertida, com bastante brincadeira entre todos os integrantes.

Festival de Teatro
Premiação Festival de Teatro – Foto: Michel Monteiro

Os espetáculos vencedores da Mostra Competitiva do 40º Festival da Featerj – Prêmio Paschoalino 2018 fora: “O Longo Caminho Que Vai de Zero a Ene”, “A Revolução na América do Sul” e “Perfume de Gardênia”.

Com isso, o prêmio de melhor ator foi para Adalmir Cardoso por sua atuação em “Perfume de Gardênia”. Dessa forma, em seu discurso de agradecimento, ele aproveitou para enaltecer os que ele considera seus mestres na arte de atuar, Perceu Silva e Álvaro Ferreira. Contudo, o prêmio de melhor atriz  foi para Rafaela Solano em “Macunaíma – Um Herói Sem Caráter”. Rafaela também ganhou na categoria Revelação Artística. E, como ator coadjuvante ganhou Michel Alves que atuou em “Tirico e as Histórias de Morros e Fossos”. Já como atriz coadjuvante venceu Marcela Vieira que atuou em “Censurado”.

O escolhido pelo Prêmio Especial do Júri foi a peça “Nosso Grande Espetáculo”. De acordo com a jurada Sassá Samico a peça foi premiada por se tratar de uma apresentação baseada no circo. E, também por ter sido encenada de um jeito novo, de fato excelente. Por isso, a decisão de premiá-los.

Homenagens e Agradecimentos

Festival de Teatro
Perceu Silva – Foto: Michel Monteiro

Foram homenageados durante a premiação, o ator Almir Rodrigues e o coordenador de teatro da Secretaria de Cultura, Perceu Silva. Perceu Silva quando recebeu o prêmio Especial da Diretoria Executiva da Fetaerj aproveitou para discursar. Em seu discurso, contou que estava realizando um sonho de fazer esse momento na cidade onde mora. E, mostrou gratidão aos seus funcionários, à Fetaerj e à sua família.

Pablo Marino, presidente da Fetaerj, agradeceu a parceria bem-sucedida com a Cultura de Maricá. Diante disso, ele ressaltou que Fetaerj não existe isolada, mas se compõe enlaçada aos integrantes e colaboradores. E, por isso, todos ali eram um pedaço da instituição, faziam parte dela. Com isso, Andréa Cunha, secretária da cultura de Maricá, ressaltou o espírito de irmandade entre os diretores, atores e técnicos. Portanto, ficou afirmado que se depender dela, o festival voltará em 2019.

Outras premiações do Festival de Teatro 

  • Autor – Sylvio Moura em “Tirico e as Histórias de Morros e Fossos”
  • Música – James Jefferson e José Facury em “Macunaíma – Um Herói Sem Caráter”
  • Iluminação – Victor Tavares em “Perfume de Gardênia”
  • Pesquisa Corporal – Júlio César de Oliveira em “Voar É Com Os Pássaros”
  • Direção – Camila Simonin em “A Revolução Na América do Sul”
  • Revelação Artística pelo Júri Especial (atores e técnicos) – Josué Soares pela luz em “O Longo Caminho Que Vai De Zero A Ene”
  • Espetáculo pelo Júri Especial (atores e técnicos) – “O Longo Caminho Que Vai De Zero A Ene”

 

Veja também

===> https://m1newstv.com/aniversario-do-som100fronteiras/

#m1 #m1news #m1newstv #m1newstvmaricanoticias  🎤🎥 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “Festival de Teatro encerra com premiações no Cineteatro Henfil

Comments are closed.