formação dos profissionais

Femar conclui etapa inicial do ciclo de formação dos profissionais

Compartilhe essa matéria:

Fundação Estatal de Saúde de Maricá encerra primeira etapa de formação dos profissionais

A Prefeitura de Maricá, por meio da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), concluiu nesta sexta-feira (07/10) a etapa inicial do ciclo de formação dos profissionais, com a capacitação da segunda turma do curso introdutório sobre as bases do Sistema Único de Saúde (SUS). A formação, ministrada na Universidade de Vassouras (campus Maricá), possui carga horária de 40 horas e aborda tópicos fundamentais para a atuação e desenvolvimento na área, apresentando o funcionamento do SUS na esfera municipal e trazendo à tona novos olhares sobre o trabalho cotidiano.

O ciclo formativo terá mais duas turmas em 2022, com uma iniciando ainda em outubro e outra sendo capacitada em novembro. Atualmente, a iniciativa abrange assessores, coordenadores regionais e coordenadores administrativos da Femar. A previsão é que os assistentes da fundação sejam contemplados no início de 2023.

O diretor-geral da Femar, Marcelo Rosa, esteve presente na última aula da segunda turma e ressaltou a importância da formação para a especialização dos profissionais, evidenciando as nuances do trabalho diário e o papel de cada um para o fortalecimento dos serviços de saúde.

“É essencial buscarmos novos conhecimentos e entendermos os detalhes da área em que atuamos, o que a participação massiva no curso introdutório simboliza. Precisamos buscar sempre ir além e parabenizo a todos por comparecerem, mostrando a disponibilidade para diálogos e trocas do dia a dia, aspectos tão valiosos. Essa é a primeira de muitas formações da Femar e espero que os profissionais continuem envolvidos nesse processo, entendendo que o trabalho de cada um impacta na vida de todos”, destacou Marcelo.

Fabio Rodrigues, diretor de Gestão do Trabalho e Desenvolvimento Institucional da Femar, reforçou a importância do empenho dos profissionais para a evolução de toda a equipe.

“O curso introdutório é um momento que marca o desenvolvimento da equipe da Femar. Tivemos uma média de 75 a 100% de frequência dos participantes, o que demonstra o empenho e interesse de todos. Seguiremos com a formação de mais duas turmas neste ano e vamos capacitar ainda mais pessoas em 2023”, acrescentou.

Conhecimento e novos desafios

Dezenas de profissionais da fundação estiveram presentes na última aula, se mostrando interessados pelos temas apresentados e promovendo diálogos intersetoriais. Uma delas foi Marcela Carvalho, que pontuou as trocas proporcionadas pela formação e seu papel para mostrar como o empenho de cada um faz a diferença.

 

“Essa experiência foi surpreendente para mim, principalmente por atuar na parte administrativa, entendendo as vivências dos profissionais da ponta e os investimentos na área da saúde. No curso, aprendi sobre a quantidade de exames que podemos fazer na cidade e fiquei admirada, entendendo também sobre os impactos do meu trabalho”, afirmou.

 

Gilson Andrade, superintendente de Desenvolvimento Institucional da Femar, lembrou a função do ambiente formativo para integrar os colaboradores e propiciar diálogos fundamentais.

“É um momento de muita felicidade concluir a primeira parte desse ciclo de formação, onde os presentes puderam interagir e ter contato com pessoas de outras diretorias da Femar. Em breve, todos participarão de uma visita técnica à Fiocruz, absorvendo as melhores experiências de uma fundação que é referência nacional, crescendo e se qualificando cada vez mais”, concluiu.

 

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: