curso sobre as bases do SUS

Fundação Estatal de Saúde de Maricá realiza aula inaugural do curso sobre as bases do SUS

Compartilhe essa matéria:

Curso introdutório sobre as bases do SUS

A Prefeitura de Maricá, por meio da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), promoveu nesta quarta-feira (14/09) a aula inaugural do curso introdutório sobre as bases do Sistema Único de Saúde (SUS), reunindo 102 profissionais no Cine Henfil, no Centro. O ciclo de formação possui carga horária de 40 horas e terá quatro turmas em 2022, com a primeira iniciando no mês de setembro, seguindo com duas em outubro e um quarto grupo será capacitado em novembro. Nesse momento, a iniciativa abrangerá assessores, coordenadores regionais e coordenadores administrativos da Femar, chegando aos assistentes da fundação no início de 2023.

 

A primeira atividade teve início com uma palestra sobre a importância da gestão de pessoas para o funcionamento das instituições, abordando o papel da atuação em equipe e da formação de líderes para otimizar os processos de trabalho. O evento continuou com a exposição “Ensino, Pesquisa e Saúde: Cultura Científica no Universo do SUS”, conduzida por Marcelo Velho, médico infectologista e diretor de Ensino, Produção de Conhecimento e Tecnologia da Femar. Ele tratou das políticas públicas de enfrentamento à Covid-19 na cidade  — como a abertura do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, os polos de atenção aos casos suspeitos da doença e a pesquisa Sentinela —, além de citar a referência do município no tratamento, testagem e acolhimento aos pacientes com HIV/Aids.

 

Fábio Rodrigues, diretor de Gestão do Trabalho e Desenvolvimento Institucional da Femar, afirmou que a capacitação é uma oportunidade de levar novos conhecimentos aos trabalhadores, qualificando a atuação profissional.

 

“O curso introdutório marca a continuação do nosso trabalho para promover o desenvolvimento dos profissionais, em que falamos das especificidades do SUS. Com isso, acolhemos aqueles que chegam para agregar à saúde pública de Maricá, apresentando informações importantes para o desenvolvimento das atividades. Com isso, cada um reconhecerá o seu papel essencial, desempenhando tarefas administrativas que irão impactar na ponta dos serviços, o que faz toda a diferença”, ressaltou.

 

Gilson Andrade, superintendente de Desenvolvimento Institucional da Femar, reforçou o papel da formação para abordar tópicos que fazem parte do dia a dia profissional.

 

“O grande objetivo desse encontro é investir no alinhamento institucional e profissional dos colaboradores. Com o curso introdutório, formaremos 102 pessoas apenas em 2022, divididas em quatro turmas, que também contarão com dois momentos de atividades externas. Através dessa abordagem, oferecemos uma formação completa e qualificamos os nossos profissionais”, acrescentou.

Aula inaugural propiciou trocas de conhecimentos

Os profissionais presentes na atividade no Cine Henfil se mostraram interessados pelo conteúdo apresentado. Uma delas foi Mikaelly Vitória dos Santos, que atua na Direção de Ensino, Produção de Conhecimento e Tecnologia. Ela destacou a importância da capacitação para aprender mais sobre o SUS e se ambientar à nova rotina de trabalho.

 

“Foi maravilhoso poder participar desse momento introdutório do curso e observar todo o processo de trabalho. Acompanhei a construção da capacitação e já estou ansiosa pelas aulas, que serão fundamentais para estar mais qualificada. Atuar na área da saúde exige novos conhecimentos e também a atualização constante, aspecto com o qual a formação irá contribuir, destacando pontos fundamentais para otimizar a assistência à população”, garantiu.

 

Ricardo Ferreira, um dos palestrantes do evento e profissional em treinamentos voltados à liderança, lembrou a importância de ter um olhar humanizado no trabalho, entendendo o papel de cada membro da equipe para a efetividade dos serviços.

 

“É ótimo contar com a presença de tantos profissionais na atividade, contribuindo para que os colaboradores tenham um olhar humanizado, alinhado com a equipe e estejam satisfeitos com o trabalho. A área da saúde necessita de integração contínua, algo fundamental para a gestão de pessoas, entendendo o outro para promover melhorias contínuas”, concluiu.

Profissionais da Femar contam com capacitações periódicas

A oferta de cursos de formação aos profissionais da Femar teve início em julho de 2022, com a oficina “Competências Essenciais de Liderança”, que contou com a presença de 55 pessoas, incluindo superintendentes e gerentes da fundação, abordando tópicos fundamentais para otimizar e qualificar as atividades laborais

 

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: