Escolas Municipais de Maricá ganham projeto de incentivo à proteção animal.

Compartilhe essa matéria:

A Escola Municipal Alfredo Nicolau, no Marquês, foi a escolhida para dar o pontapé inicial no Projeto de Incentivo à Proteção Animal, da Coordenadoria Especial de Proteção Animal de Maricá.

Durante a primeira atividade, que aconteceu na manhã desta terça-feira (06/03), os alunos conheceram as especificidades e necessidades de animais como cães, gatos e aves.

 

 

Para o aluno Andrey Julian Ribeiro de Souza, de 12 anos, esta foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas e aprender não apenas sobre os animais, mas também sobre o meio ambiente em geral. “Achei muito legal porque agora eu sei proteger os animais e elas também falaram sobre coisas que eu não sabia sobre o meio ambiente, sobre diferentes raças de cachorro e o jeito de cada um deles”.

A iniciativa, que tem o apoio da Secretaria de Educação, percorrerá todas as escolas do município com palestras, apresentação de vídeos, rodas de conversa e outras ações educativas. “O projeto não tem data para acabar, ele será contínuo. Mantendo sempre esta instrução para alunos do 5° e do 6° ano, nós acabaremos por alcançar todas as crianças ao longo dos anos, criando esta consciência de proteção nos estudantes do município”, afirmou a veterinária Milena Costa, coordenadora de Proteção Animal.

De acordo com Milena, a ação é fruto da avaliação que vem sendo feita a partir de experiências vividas na cidade. “Vemos muito abandono animal, falta de cuidados e recebemos muitas denúncias de maus tratos em Maricá.

A partir desta constatação, percebemos claramente que precisamos esclarecer, formar e informar os cidadãos em relação a proteção animal”, explicou ressaltando o foco na juventude. “É nas escolas que podemos conversar sobre isso, as crianças são mais receptivas que os adultos, estão ainda em um processo de formação das suas personalidades e poderão ter um olhar diferenciado ao ver um animal em situação de maus tratos”, pontuou.

Após o trabalho em cada escola, os alunos das turmas participantes poderão escolher se querem receber o título de protetores mirins e ganhar um crachá com a designação.

Projeto de Incentivo à Proteção Animal
Projeto de Incentivo à Proteção Animal

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: