Eleições, Datafolha, Pesquisa, pesquisa eleitoral

Eleições de outubro será acompanhada por uma equipe enviada pela OEA

Compartilhe essa matéria:

Eleições de outubro será acompanhada por uma equipe enviada pela OEA

Organização dos Estados Americanos (OEA) enviará uma equipe de observadores estrangeiros à Brasília para acompanhar as eleições de outubro.

Laura Chinchila, ex-presidente da Costa Rica e responsável por essa missão, junto com uma equipe de outros profissionais, se reunirão nos próximos dias 22, 23 e 24 para que seja definido o trabalho que será realizado no primeiro e segundo turnos eleitorais, do dia 07 até o dia 28 de outubro.  

De acordo com especialistas em direito eleitoral, o objetivo é fazer com que esses observadores acompanhem a metodologia das urnas eletrônicas e aperfeiçoem o sistema. Além de uma possível cooperação para adoção de medidas essenciais no processo.

Portanto, a realização dessa missão tem a finalidade de fazer com que seja possível fazer eleições livres, justas e competitivas. Esses observadores acompanharão todo o processo eleitoral, desde a infraestrutura às tecnologias aplicadas nas eleições.

A Organização dos Estados Americanos possui 34 integrantes. E, o Brasil será o 28º país a receber uma missão de observação eleitoral.

 

Reuniões em Brasília

Rosa Weber, eleições
Brasília – Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber (José Cruz/Agência Brasil)

A série de reuniões que acontecerão em Brasília, chefiada por Laura Chinchila, será com o presidente da República, Michel Temer, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, e o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira.

No entanto, essa primeira missão será necessária para que os observadores organizem os trabalhos que serão realizados em outubro. Pois, inicialmente, será definida as áreas que serão observadas. Segundo a OEA, em outubro, no período das eleições, serão enviados 60 observadores estrangeiros. Esses profissionais serão divididos em grupos e encaminhados por todo o país.

A OEA aceitou o convite feito pelo TSE e o governo brasileiro, em dezembro de 2017, para que enviassem observadores para acompanhar as eleições no Brasil. Sendo assim, assinaram o acordo que visa a realização de uma observação independente e imparcial das eleições.

 

  • Foto destaque: (Arquivo Agência Brasil / Fabio Rodrigues Pozzebom)

Veja também

===> https://m1newstv.com/category/politica/eleicao2018/

#m1 #m1news #m1newstv #m1newstvmaricanoticias  🎤🎥 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: