Ela pode

Ela Pode – CEU recebe seminário dia 09/08

Compartilhe essa matéria:

“Ela Pode”- Seminário sobre empreendedorismo feminino

Visando mais oportunidades, realização profissional e independência financeira, muitas mulheres estão arregaçando as mangas e indo atrás dos seus sonhos. Pensando nisso, o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), na Mumbuca, recebe no próximo dia 09, das 9h às 17h, o seminário “Ela Pode”.

Assim, o projeto idealizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) com o apoio da Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, e das secretarias de Cultura e Economia Solidária tratará sobre o tema Empreendedorismo feminino.

No encontro, vários temas serão abordados com o intuito de ensinar sobre liberdade financeira às mais de 150 mulheres inscritas que participarão do seminário.

Outros assuntos serão abordados, tais como:

  • comunicação;
  • liderança;
  • negociação;
  • finanças;
  • networking;
  • marca pessoal e
  • ferramentas digitais.

O Programa

Com a finalidade de expandir a vida financeira e o poder de decisão sobre seus negócios e vidas foi criado o programa “Ela Pode”. Ele conta com o apoio do Google e tem como meta instruir, aproximadamente, mais de 135 mil mulheres brasileiras. Outros lugares já receberam esse seminário, como Teresópolis e Volta Redonda. Os próximos lugares que receberão “Ela Pode” serão: Rio das Ostras e Macaé.

Segundo Luciana Pireda, coordenadora de Políticas para as Mulheres, “Ela Pode” visa dar autonomia financeira à mulher.

“Ele [o programa] visa empoderá-las através da sua autonomia financeira, que é um dos pilares mais importantes para romper o ciclo da violência contra a mulher”.

Iniciativa do “Ela Pode” em Maricá

A inciativa de trazer o projeto para o município de Maricá se deu logo após Sirley Neto, moradora de São José do Imbassaí, apoiadora e uma das palestrantes do “Ela Pode”, participar de uma edição no Rio. E, por acreditar que aqui possui um grande número de mulheres empreendedoras. Pois, além de ajudar outras mulheres a terem sua independência financeira ajudaria à essa mulher a se libertar de alguma relação abusiva, caso estivesse vivendo.

“Em alguns casos, elas reconhecem que estão passando por um relacionamento de abuso e que poderiam se libertar daquela situação. Entretanto, não conseguem porque não é emancipada financeiramente do marido. Aí eu pensei: preciso trazer esse programa para a minha cidade. E, desse modo, levá-lo a essas mulheres que precisam ter liberdade financeira para responder sobre a vida dela e a vida dos seus filhos”.

De acordo com o secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan, o encontro será útil para que as mulheres troquem experiências.

“Com esse programa, as mulheres conseguem encontrar outras experiências. De fato, conseguem ver que é possível sair do sistema opressor e construir um novo mundo, uma nova sociedade e uma nova forma de se viver”.

As inscrições para participar do seminário encontram-se encerradas.

 

Enfim, veja também:   Cursos do Sebrae disponibilizados à população

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: