Educação inicia preparatório gratuito para o Enem em quatro polos

Compartilhe essa matéria:

Aulas acontecerão até janeiro de 2025 nos polos Centro, Inoã, São José do Imbassaí e Itaipuaçu

A Prefeitura de Maricá iniciou nesta terça-feira (09/04) as aulas do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg 2024, curso preparatório oferecido gratuitamente pela Secretaria de Educação que disponibiliza, ao todo, duas mil vagas. As aulas foram ministradas simultaneamente em quatro polos: Centro; localizado no Colégio Carlos Magno Legentil; Inoã, situado no Colégio Aniceto Elias; Itaipuaçu, no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola e no polo São José, com aulas no Centro de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Elomir Silva. O curso está previsto para terminar em janeiro de 2025.

O fundador e coordenador pedagógico Wiliam Campos acredita que esta edição tende a ser a maior em termos de aprovação. “Nesta edição temos pela primeira vez a participação dos pais, mães e responsáveis. Dos dois mil alunos, temos um grupo de pais com 864 participantes. As famílias participando vão entender mais sobre as provas e sobre o próprio vestibular. Estou muito confiante que iremos bater o recorde de aprovações no Pré-Enem Popular desta edição”, afirmou.

O morador de Pindobal, Marco Cesar da Silva, de 56 anos, está depositando toda a confiança no projeto para realizar o seu sonho de cursar pedagogia em uma universidade.  

“Tenho muito a agradecer a cidade. Moro há 20 anos em Maricá e consegui concluir o Ensino Fundamental e Médio. De onde em vim, em Caxias, na Baixada Fluminense, não conseguia terminar meus estudos e agora estou tentando entrar em uma faculdade. Já participei do Sou+PU, mas, por causa de apenas um ponto em matemática, não consegui entrar para a faculdade de Maricá pelo programa Passaporte Universitário. A expectativa é grande. Estou desde cedo preparando o material para ir para a aula. Isso é muito bom e gratificante”, disse.

A aluna Annie Emanuelly Carneiro de Souza, de 16 anos, é amante das artes e pretende escolher alguma profissão no ramo. “Ter a oportunidade de fazer um Pré-enem gratuito é uma dádiva, como se uma porta tivesse sido aberta para mim. Esse é meu primeiro ano no Pré-Enem Iara Iavalberg e sei que é uma oportunidade que nem todo mundo pode ter. Então, estou muito grata, fico muito feliz em ver minha cidade crescendo e dando oportunidades para a população crescer junto com ela”, disse a aluna do polo Centro.

Estrutura do curso

O Pré-Enem Popular Iara Iavelberg é aberto para alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, bem como para aqueles que já concluíram o ensino médio, jovens e adultos de todas as idades que desejam se preparar para o Enem.

O preparatório oferece benefícios exclusivos como turmas especiais, professores particulares de redação, redação quinzenal, simulados no modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto oferta ainda acompanhamento pedagógico individualizado, gravações de aulas no YouTube, atendimento individualizado e personalizado da coordenação e equipe gestora, professores qualificados para tirar todas as suas dúvidas.

Para este ano, houve convocação à participação de pais, mães e responsáveis, com palestras exclusivas para que os familiares entendam como são as provas atualmente e como ajudar os estudantes.

Entre os dias 1º e 08 de abril houve entrevistas pedagógicas pela primeira vez em dois pontos da cidade, onde o aluno escolheu as três matérias que têm mais dificuldade.

No ato da entrevista, os interessados doaram voluntariamente alimentos não perecíveis e apresentaram identidade e comprovante de residência. Ao todo, mais de uma tonelada de alimentos foi recolhida e será distribuída para instituições sociais como Lar de Idosos em Maricá, Lar dos Pequeninos, Ong Vicente Moretti, no Rio de janeiro e na comunidade do Salgueiro.

Sobre o projeto

O projeto existe desde 2016, ano em que houve 41 aprovações. Em 2017, o Pré-Enem alcançou 112 aprovações, seguido por 128 no ano de 2018, e mais de 200 aprovados em 2019, sendo que somente com o programa Passaporte Universitário – que dá acesso gratuito ao ensino superior – esse número chegou a 167 aprovações.

Neste ano, 85 alunos participantes do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg conquistaram vagas nas principais instituições públicas do país, após realizarem Enem. Ao todo, 29 foram aprovados na Universidade Federal Fluminense (UFF), 12 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de classificações na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), entre outras instituições públicas de ensino.

A metodologia do Pré-Enem consiste em aulas de Português, com oficinas de redação; aulas de Matemática, História, Geografia; Biologia, Física, Química, Sociologia e Filosofia.

 

Foto: Divulgação

 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: