Detox digital

Detox Digital – Como se limpar do lixo virtual

Compartilhe essa matéria:

Faça um Detox Digital e se limpe do lixo virtual. A interação com outras pessoas é inevitável e necessária. Somos seres sociáveis! O problema começa quando esse relacionamento interpessoal está, em grande parte, baseado no mundo virtual.

O uso excessivo das redes sociais, principalmente o mau uso delas, provoca justamente o contrário: o isolamento e até mesmo a depressão. Além, claro, de poder causar a distorção da autoimagem. Se você já tem uma imagem negativa de si mesmo, essa consequência fica ainda mais grave.

Desejar alcançar uma imagem que não condiz com a realidade é o mesmo que buscar um objetivo impossível. E essa atitude provoca conflitos internos, que impactam na sua autoestima. Pode reparar como isso acontece, principalmente, quando você se depara com fotos de corpos esculturais que são publicadas frequentemente nas redes sociais.

Detox

Como fazer um detox digital?

Aproveite seu tempo livre estando mais off-line, seja lendo um bom livro ou assistindo a um filme. Melhor ainda se você puder passar esse tempo se movimentando;

Se for o caso, desinstale os aplicativos das redes sociais do seu celular por um tempo;

Mas se você acha que não é para tanto, apenas estabeleça um tempo de uso;

Enquanto estiver aproveitando um tempo longe da internet, seja executando outra atividade ou em um compromisso com alguém, nada de dividir a atenção!

Faça uma análise crítica de quem você segue. Opte por seguir perfis e pessoas que te inspiram ou te divertem. Assim, você muda o foco e aproveita as redes sociais para o bem. E ao reconhecer perfis que provocam comparações desnecessárias e sensações de inferioridade, deixe de segui-los em 3, 2, 1!

Esse “detox” pode te ajudar a identificar o quanto a rede social e quem você segue estão interferindo na sua saúde mental e na sua autoimagem. Não se preocupe em deixar de seguir. Um unfollow pode ser muito terapêutico!

Enfim, veja também:

>>Espaço Gourmet em Araçatiba no Natal Iluminado

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: