Credenciamento

Credenciamento de clinicas para castração é assinada

Compartilhe essa matéria:

O credenciamento já tinha sido aberto para inscrições desde Fevereiro desde ano

Antes de mais nada, a prefeitura de Maricá, através da Coordenadoria Especial de Proteção Animal, assina nesta sexta-feira (17/05), às 14h, credenciamento com clínicas veterinárias para castração de cães e gatos. Visto que, serão 200 castrações por mês, com base num cadastramento realizado pela coordenadoria desde outubro do ano passado.

Logo, a clínica irá realizar o procedimento cirúrgico e a Prefeitura vai arcar com os custos de cada castração. Com isso, o convênio fica na sede da Coordenadoria, na Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, 100, Parque Eldorado, em frente ao Colégio Iara Queiroz.

Ação pelo bem dos bichos

Assim, o credenciamento visa controlar o crescimento populacional destes animais. E, consequentemente, reduzir os casos de abandono e de maus tratos diagnosticados. De fato, a oportunidade é especifica para animais com no mínimo cinco meses e no máximo seis anos de idade. Porém, o peso deve ter entre três e 20 quilos. Dessa maneira, pode ser inscritos por pessoas com mais de 18 anos, moradoras da cidade.

“Acreditamos que o controle populacional ajuda a reduzir o abandono de ninhadas e também de sensibilizar as pessoas. A pessoa não vai encontrar mais filhotes com tanta facilidade a ponto de pegar, achar que é um objeto, um brinquedo e daqui a pouco não querer mais e se desfazer”, disse a coordenadora Milena Costa.

Além disso, a coordenadora frisou que para fazer a cirurgia, só poderá cadastrar 1 animal por CPF. Entretanto se a familia tiver mais de um animal, o cadastro pode ser feito pelo CPF de cada componente da residência.

Mais controle, menos abandonos

Por fim, foi feita uma pesquisa pela Coordenação Especial de Proteção Animal. Dessa forma, somente em uma semana foram registradas 11 denúncias de abandono de animais. Nos bairros de Ubatiba, Itaipuaçu, Inoã, São José do Imbassaí e Bambuí.

“O método mais eficaz para fazer o controle populacional é a castração e o maior beneficiado com isso é a saúde pública. É importante para o município controlar e evitar as doenças de zoonoses”, afirmou Cristiano Costa Espósito, médico veterinário da clínica.

 

Veja também:      Tarifa social: Descontos de até 65% na conta de luz

 

Na íntegra:            A boa para este fim de semana? FaceNews te conta…

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: