Copa do Brasil de handebol de praia

Copa do Brasil de handebol de praia termina com vitória de times de Niterói e Campinas

Compartilhe essa matéria:

Copa do Brasil de handebol de praia

A Copa do Brasil de handebol de praia em Maricá terminou no último domingo (11/09) com a vitória do Niterói Rugby, no masculino, e do Campinas 360°-SP, no feminino. Os campeões comemoraram o título da acirrada competição, que teve 44 jogos realizados na arena montada na Praia da Barra para o evento Maricá Capital Nacional do Handebol de Praia, promovido pela pela Prefeitura, por meio da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e da Secretaria de Esporte e Lazer.

A categoria feminina foi a primeira final disputada na quadra. O jogo estava empatado até restar dez segundos para fechar o primeiro set, mas o time de Campinas conseguiu marcar um gol e venceu por 17 a 16. A equipe paulista ainda ganhou na segunda etapa por 16 a 12 e ficou com o troféu.

“Esse título vem para coroar uma luta diária com muito profissionalismo e seriedade. Foi um jogo lindo. Foi o que o handebol de praia é. Com essa estrutura maravilhosa que Maricá fez só temos a agradecer. Todos nós merecemos”, comentou a atleta do Campinas, Patrícia Scheppa.

Na final entre os homens, o Niterói Rugby-RJ superou o Rio Handbeach-RJ. Diferente do Campinas 360°, o time vermelho e preto encontrou uma certa facilidade para levar a melhor, batendo o adversário nos dois sets por 26 a 14 e 23 a 16.

“Foi montada uma estrutura muito boa, com a arquibancada deixando as pessoas mais pertinho. A torcida faz toda diferença. Para quem sonha em ser atleta, essa estrutura é ideal. Estou feliz por mais um título nacional.  É a primeira vez que a gente participa da Copa do Brasil. Teve no ano passado a competição e agora a segunda edição. Ganhar o torneio logo na nossa estreia é mais um título para o Niterói. Trabalhamos o ano inteiro, treinamos bastante e fomos coroados”, comemorou o defensor do Niterói Rugby-RJ, Marcelo Tuller.

Profissionais e atletas celebram o evento

Os atletas e profissionais que estiveram no último domingo na Barra comemoraram não só os títulos em disputa. A realização do Maricá Capital Nacional do Handebol de Praia, com a reunião de diversas competições em um só evento, foi bastante comentada entre os participantes que celebraram a experiência. O ex-técnico da seleção brasileira, Antônio Guerra Peixe, ressalta que as ações realizadas durante as competições, com oficinas para estudantes e professores da rede municipal voltadas ao esporte, apontam para o crescimento de Maricá dentro do cenário nacional da modalidade.

“A Prefeitura de Maricá tem abraçado o handebol de praia e, junto com a Codemar, tem obtido um sucesso absoluto. Temos várias categorias em competições e ainda teremos os desafios internacionais no próximo fim de semana. Paralelamente a essas competições, temos as ações junto às escolas, feita pelo professor Wellington Peixe. Durante a semana, também teremos professores participando das oficinas. Será uma oportunidade para que eles ganhem uma ferramenta que possam trabalhar nas escolas e futuramente desenvolver trabalhos em clubes, fazendo com que Maricá tenha uma equipe própria e de alto gabarito como tem sido os projetos como esse desenvolvidos aqui na cidade – projeta Peixe.

No próximo fim de semana (dias 17 e 18) tem mais eventos nas areias da Praia da Barra. Desta vez, está programado o Campeonato Brasileiro de Seleções adulto e juvenil, além do Desafio Internacional. Brasil e Argentina no feminino e Brasil contra Estados Unidos no masculino. A arena está montada na altura da Rua 13 e a entrada é gratuita.

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: