câncer de rosa

Câncer de mama – Cidades se iluminam de rosa para lembrar de combatê-lo

Compartilhe essa matéria:

Cartões-postais de diversas cidades brasileiras se vestem de rosa 

Outubro Rosa, movimento mundial de combate ao câncer de mama, é homenageado através de iluminação especial nos cartões postais de diversas cidades brasileiras.

Com efeito, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, 59.700 mulheres terão algum tipo de contato com este tipo de câncer. Sem dúvida, o segundo mais recorrente entre as mulheres no país.

Primeiramente, a campanha ocorre anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama. As ações promovem a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso, não só aos serviços de diagnóstico, como também ao tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

câncer de mama Outubro rosa
Câmara e o Senado participam da campanha Outubro Rosa. Conscientização, prevenção e luta contra o câncer de mama, com o ato de iluminação do Congresso Nacional. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Da mesma forma, a campanha também busca fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Além de desmistificar conceitos em relação à doença, enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta a alterações suspeitas.

De acordo com o Inca, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A doença também acomete homens, sendo porém mais rara, representando 1% do total de ocorrências.

Brasília e o Outubro Rosa

câncer de mama Outubro rosa
Câmara e o Senado participam da campanha Outubro Rosa. Conscientização, prevenção e luta contra o câncer de mama, com o ato de iluminação do Congresso Nacional.(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Em Brasília, o Congresso Nacional recebeu iluminação especial a partir dessa terça-feira(2). A iluminação rosa da Câmara e do Senado marcou o início das atividades no Congresso, que terá vários eventos alusivos de combate à doença.

Neste mês o Congresso Nacional também terá uma ação para arrecadação de lenços para mulheres em tratamento de câncer. Várias caixas serão espalhadas em pontos da Câmara e do Senado para coleta da doação. O material arrecadado será entregue para as mulheres da rede feminina do combate ao câncer do Hospital de Base. A entrega será feita no dia 31 de outubro.

Rio de Janeiro no combate ao câncer de mama

câncer de mama Outubro rosa
O monumento do Cristo Redentor, no Corcovado, iluminado na campanha Outubro Rosa para alertar sobre o câncer de mama.(Foto:Fernando Frazão/Agência Brasil)

No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor, o bondinho do Pão de Açúcar também estão iluminados de cor rosa em comemoração ao Outubro Rosa. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI), por meio da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, e o bondinho Pão de Açúcar.

Além disso, em parceria com o BRT e a SuperVia, será exibido, nas TVs dos modais, vídeo sobre a Campanha.

Nele serão apresentados meios de prevenção ao câncer de mama. De fato, os vídeos destacam:

  • necessidade de realizar o autoexame
  • necessidade da mamografia
  • sintomas de alerta e
  • fatores de risco.

Ademais, a fachada da  Câmara Municipal do Rio de Janeiro e a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro também recebem iluminação rosa. Acrescente-se que, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) definirá nesta quarta-feira (3) se vai aderir ao movimento este ano.

Sexualidade: campanha #50TonsDeRosa

 

câncer de mama
Iluminação rosa da estufa do Jardim Botânico de Curitiba (Paraná) para o Outubro Rosa. Evento mundial para a conscientização da prevenção do câncer de mama. (Foto de Samir Nosteb)

Igualmente foi lançada, pela Fundação Laço Rosa, a campanha #50TonsDeRosa. A campanha tem como objetivo ajudar mulheres com câncer de mama a terem uma vida sexual ativa. Dessa maneira, as plataformas digitais estão acessíveis para qualquer pessoa, em qualquer lugar do Brasil. Além disso, as ações são para todas as mulheres, independente de terem retirado ou não as mamas. 

De acordo com a presidente da fundação, Marcelle Medeiros:

“Esperamos atingir o maior número de pessoas com esse debate sobre a sexualidade. Visto que, é um ponto muito importante, principalmente para as mulheres mais jovens e que são acometidas pela doença. É o debate sobre a doença em si”.

 Enfim, a Campanha Outubro Rosa é importante para orientar sobre os riscos da doença e seus meios de prevenção. Visto que, segundo o Inca, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. De fato, responde por cerca de 28% dos novos casos a cada ano.

Fonte: EBC

Veja também:

====> Rosa Choque homenageada na Câmara dos Vereadores: reconhecimento pelo trabalho social

===> Mamografia Grátis na ONG Rosa Choque – INSCRIÇÕES ENCERRADAS: vagas preenchidas por excesso de procura.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “Câncer de mama – Cidades se iluminam de rosa para lembrar de combatê-lo

Comments are closed.