Chile: Congresso Futuro 2023 “Sem limite real” recebe comitiva de Maricá

Compartilhe essa matéria:

Representantes da Codemar e ICTIM participam do maior evento de divulgação científica do país e de reuniões com o intuito de parcerias

A Prefeitura de Maricá, por meio da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e do ICTIM ( Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá), esteve presente no Congresso Futuro 2023 “Sem limite real”, o mais importante evento de divulgação científica do Chile. O congresso foi realizado entre os dias 16 e 21 de janeiro e contou com mais de cem expositores nacionais e internacionais com abordagens sobre inteligência artificial, metaverso, neuro direitos, meio ambiente e participação civil. A comitiva, que representou Maricá, participou de reuniões sobre como o Chile está superando os desafios econômicos e sociais, além de mostrar mais sobre a lei de inovação de Maricá, e seus projetos de transporte gratuito e renda básica.

“Foi muito válida a participação de Maricá neste evento para aprofundar nas questões da Diretoria de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar sobre a mudança de foco da atual economia, para uma economia mais atenta ao comércio cooperativo; o melhor aproveitamento na produção de alimentos; utilização de inovação tecnológica nos vários segmentos da sociedade chilena; e transporte, organização e saúde do trabalho”, comentou o presidente da Codemar Hamilton Lacerda.

O evento de divulgação científica é gratuito e foi realizado presencialmente após dois anos. Pela primeira vez, desde a sua criação há 12 anos, aconteceu em todas as regiões do país. Além do diretor de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar, Eugênio Soares, e a colaboradora Leila Freitas Moura (que foram a partir de convite do ICTIM), fizeram parte da delegação de Maricá, o diretor de Tecnologia do ICTIM, Marcio Campos; o diretor de Inovação do ICTIM, Cláudio Gimenez; e a pesquisadora, Rafaela Oliveira Barros.

Integração com o Chile

Do dia 16 a 21 de janeiro, a comitiva participou de diversas pautas como a abertura oficial do Congresso, no Senado do Chile, com o senador Guido Girardi Brière, ex-presidente do senado e forte defensor das instituições de pesquisas científicas e tecnológicas no Chile; participou também de uma reunião com a Fundación Chile, com a gerente de Desenvolvimento e Relações Institucionais Leah Pollak, e com Manuel Farias, diretor de Trajetórias de Ensino Técnico e Formação/Trabalho.

“Foram reuniões produtivas e uma delas foi com a ministra de Ciência e Tecnologia chilena, Silvia Diaz Acosta, que demonstrou grande interesse nas experiências da cidade apresentadas no encontro. A delegação falou sobre as iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Maricá, como os projetos do Bem-viver Alimentar e hortas urbana e mobilidade urbana (ônibus híbrido), além das incubadoras de inovação social”, complementou o diretor de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar, Eugênio Soares.

Encontros Futuros em Maricá

Maricá também conversou com a equipe da Fundação Encontros Futuro, organizadores do “Congreso Futuro”, onde foram alinhadas possibilidades de ações conjuntas na área de ciência e tecnologia, na educação, no aprofundamento da democracia, no trabalho e também na possibilidade de levar uma versão do Congreso Futuro para Maricá.

Os representantes de Maricá foram convidados também a participarem de uma reunião com o objetivo de proximidade com o Servicio de Cooperación Técnica (Sercotec), que é uma sociedade de direito privado, ligada ao Ministério da Economia, Desenvolvimento e Turismo, dedicada a apoiar as micro e pequenas empresas e empresários do país.

“Conversamos sobre os processos de fomento e de como é feita a seleção dos projetos e como eles acompanham esses projetos até sua maturidade. Foi um ótimo aprendizado. Eles ficaram interessados em nossa lei de inovação. Estamos conversando sobre parcerias e ações e estabelecendo elos. Teremos outros encontros para os desdobramentos de todas essas reuniões e esperamos poder ter uma parceria entre países muito interessantes para Marica”, destacou Leila Freitas Moura, da equipe de projetos da Diretoria de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar e pesquisadora de Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC).

 

Foto: Divulgação

Fonte: Codemar

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: