Zumbi dos Palmares e seu Centro Cultural em Maricá

Compartilhe essa matéria:

O Centro Cultural Zumbi dos Palmares surgiu da interação social e cultural das organizações populares de bairro, junto às personalidades e expressões culturais existentes na região. A saber; Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Gaviões de Itaipuaçu, a Cia. de Teatro Máscaras,  Projeto Teatro Popular, o Grupo Capoeira Brasil, APRODESAM, AMAPI, o Projeto Tamborèmeí, Mad Fitness Center, Jô Borges e Aldo Correa e tantos e tantas. 

Todos alinhados à proposta de organização sócio comunitária da Nova União das Associações de Moradores de Maricá, e os seus conselhos regionais do 3º e 4º distritos de Maricá, Ou seja,  à luta antirracistas e de conscientização da Unegro, a luta da Comdef, pela inclusão cidadã e acessibilidade universal.

 

Sua atuação

 
 
O Centro Cultural  atua  pela efetivação de  políticas públicas e sociais. De fato, políticas em prol dos direitos humanos, da cultura, do antirracismo, da sustentabilidade, da acessibilidade; e, sem dúvida, da inclusão responsável sob a ótica dos mais pobres. Ademais, políticas que serão implementadas  através de um centro de pesquisa histórico-cultural de percussão, de capoeira, de música, de dança e outras. 
 
Com efeito, atuará junto às instituições comprometidas com as lutas sociais libertárias. Atuará denunciando o racismo, a homofobia, o assédio e a violência contra a mulher e outras mazelas. Consequentemente, para o desenvolvimento de suas ações o Centro Cultural Zumbi dos Palmares buscará apoio e a parceria; a saber, com todos os seguimentos da sociedade civil organizada e do setor público.
 
 

Centro Cultural Zumbi dos Palmares em Itaipuaçu – Uma ideia – Um sonho revestido de certeza.

 
“Sim!” ao …”vale a pena lutar?”
 

                Centro Cultural Zumbi dos Palmares em Itaipuaçu - Fórum deliberativo        Centro Cultural Zumbi dos Palmares em Itaipuaçu - Fórum deliberativo

 
Semanalmente, nos fóruns deliberativos, revive-se o que um dia sonhou Raul Seixas – “Sonho que se sonha só – é só um sonho que se sonha só – mas  sonho que se sonha junto é realidade…”
  
 
Todos estão convidados para o evento comemorativo de fundação e inauguração do Centro Cultural Zumbi dos Palmares. É a criação de mais um espaço de convívio, resistência e inclusão social e diversidade cultural, transformando a Avenida Zumbi dos Palmares – (antiga Av Um) – Itaipuaçu, Maricá (RJ) em um grande corredor cultural.
 
Texto e fotos: Centro Cultural Zumbi dos Palmares
 
                    
 
 
Enfim, veja também a história do Gaivotas Clube de Pesca em Itaipuaçu.
 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: