Censo Econômico de Maricá – empreendimentos
Iniciou na quinta-feira, (23/01), através do Instituto Darcy Ribeiro (IDR), a primeira fase do novo Censo Econômico da cidade. Esta etapa, chamada de georreferenciamento, que deve durar 90 dias, vai catalogar todos os comércios no município e informar os comerciantes sobre a pesquisa.
A análise tem o objetivo de conhecer a realidade econômica de Maricá e distritos. Assim sendo, os dados obtidos a partir do Censo permitirão a elaboração de políticas públicas para aprimorar o desenvolvimento e a economia da cidade.
Para o gerente de projetos do IDR, Diego Maggi, é necessário, além de catalogar os empreendimentos do município, conhecer também a realidade econômica da cidade.
“ A ideia do Censo Econômico de Maricá é, primeiro, atualizar os dados que já existem de bases oficiais. Além disso, conhecer uma realidade do mercado informal que hoje simplesmente não temos nada a respeito.”
Necessidade do Censo Econômico
De acordo com Diego, conhecer essa realidade é essencial para mudá-la.
“Precisamos saber quantos empreendimentos econômicos existem em Maricá, quanto de dinheiro esses empreendimentos giram no município, quanto emprega. E, a partir desses dados, a gente consegue sugerir políticas públicas e induzir um desenvolvimento”.
Por certo, segundo ele, há a ideia de formalizar empreendimentos que porventura se encontram na informalidade.
“Precisamos também pensar em uma política de formalização dos empreendimentos. E, desse modo, essas pessoas terão acessos mais simplificados a créditos, investimentos e tudo que faça o negócio andar para frente”, completou.
A sócia da Rubinho Info, que fica no Centro de Maricá, Aideana Antunes, comentou a iniciativa da Prefeitura.
“É muito bom, espero que a pesquisa melhore o comércio na cidade. Nós temos uma clientela muito boa, mas sempre pode evoluir, né.”
De acordo com Deolinda de Jesus da Silva, proprietária da loja Linda Flores, no centro da cidade:
“Isso é maravilhoso. Nós esperamos que essa novidade atraia mais clientes para cá”.
Enfim, conheça o Instituto Darcy Ribeiro e o Projeto Maricá em Números, clicando aqui.