Instituto Darcy Ribeiro

Instituto Darcy Ribeiro – conhecendo Maricá em números

Compartilhe essa matéria:

A M1NewsTv apresenta entrevista com Alan Novais, presidente do recém implantado Instituto Darcy Ribeiro (IDR). Acima de tudo, o instituto é um órgão técnico, que organiza e produz dados referentes ao município. Portanto, vamos conhecer suas funções, competências, trabalho produzido e os projetos futuros.

 

 

ONU-Habitat, Outubro Urbano, Circuito Urbano 2019 e o IDR

Vamos relacionar dois eventos apresentados pelo IDR que foram selecionados no Circuito Urbano 2019, a saber:

  • Seminário: “A inovação e o big data para a melhoria da gestão pública e combate da desigualdade”;
  • Programa “Chegou a sua vez”.

Primeiramente, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, ONU-Habitat, é uma agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável. Semelhantemente, o programa promove a moradia adequada para todas e todos.

Desse modo, dentro do programa, o mês de outubro foi designado como Outubro Urbano. Seu objetivo é refletir sobre uma diversidade de questões urbanas e compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor. O Outubro Urbano é, também, uma plataforma para debate e renovação do compromisso global para tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Todos os anos, o ONU-Habitat seleciona dois temas principais para o Outubro Urbano. O intuito é a promoção global dos resultados positivos da urbanização ou enfrentar desafios específicos que dela resultam. Assim, a 2ª edição do Circuito Urbano, em 2019, terá como tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas” e como pergunta inspiradora “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?”.

” Inovação e o big data”  

Instituto Darcy Ribeiro - Conhecendo Maricá em números

Cidades inteligentes contam com a construção de uma base de dados para ajudar na definição de políticas públicas.  Com o seminário “A inovação e o big data para a melhoria da gestão pública e combate da desigualdade”, o instituto vai abordar a importância da análise de dados, em suas mais variadas formas, como instrumento de transformação social.

Assim sendo, serão apresentados ainda as pesquisas em andamento e as atividades de construção de base de dados e produção de indicadores. O instituto vai expor também o conjunto de projetos futuros que têm como principal papel colaborar para o desenvolvimento da cidade.

Data: 04/10/2019 (sexta-feira)

Horário: 15h

Local: Câmara de Vereadores de Maricá

Endereço: Rua Nossa Senhora do Amparo, 57 – Centro – Maricá

De fato, o seminário do IDR vai contar com o corpo técnico do instituto e serão apresentados projetos que vão proporcionar à cidade de Maricá seguir rumo ao desenvolvimento urbano sustentável.

” Chegou a sua vez “

Instituto Darcy Ribeiro - Conhecendo Maricá em números - Chegou a sua vez

O Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) também apresenta o programa “Chegou a Sua Vez” . Realizado em parceria com a ONU, o objetivo central do programa é combater a extrema pobreza de Maricá. O projeto conta com o reforço das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. Além disso,uma estrutura governamental  também se encontra comprometida em ajudar a tirar as famílias mais pobres da situação de vulnerabilidade.

Data: 24/10/2019 (quinta-feira)

Horário:  de 16 às 19 h

Endereço: Loteamento Lys Maria entre as ruas Joaquim Pereira Matos e Pitarini, esquina com a Rua Ipiranga, em Inoã

 

Parceria Instituto Darcy Ribeiro e Codemar

A cidade tinha carência de um órgão municipal que pudesse realizar pesquisas e organizar informações e dados relevantes a fim de apresentar sugestões de políticas públicas. Dessa maneira, o IDR, além de coletar os indicadores e dados produzidos por outros órgãos, irá produzir os próprios números. Assim sendo, dados demográficos, como a evolução das taxas de natalidade, de mortalidade e a composição populacional por faixa etária, e do mesmo modo, censo econômico, levantamento de empresas e comércios na cidade serão produzidos pelo instituto.

Instituto Darcy Ribeiro - Conhecendo Maricá em números
Alan Novais e José Orlando Dias, parceria IDR e Codemar.

Sem dúvida que esse conjunto de estudos e pesquisas vai ajudar a desenvolver políticas públicas e projetos de leis para a cidade. Afinal, esta é uma função do IDR, a saber; subsidiar os secretários municipais para tomada de decisões. 

Em abril/2019 – O Instituto de Pesquisa e Informação Darcy Ribeiro (IDR) e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) assinaram um termo de cooperação. Termo que visa  ampliar o alcance e aprimorar o planejamento de projetos para a cidade pelo compartilhamento de pesquisas e estudos realizados pelas partes envolvidas. Desse modo, o objetivo é direcionar com maior precisão os investimentos para desenvolvimento municipal. 

“Maricá em números”

A seguir, em julho/2019, O Instituto Darcy Ribeiro apresentou o primeiro trabalho produzido por sua equipe técnica, a saber; “Maricá em números”. Documento que reúne indicadores coletados em mais de 20 fontes sobre diversos aspectos da cidade.

Elaborado pela equipe de pesquisa do instituto, esse é o primeiro trabalho produzido sobre dados só de Maricá, ponto de partida para todos os projetos que o IDR vai desenvolver. 

Instituto Darcy Ribeiro - Conhecendo Maricá em números

Dados sobre a população, meio ambiente, educação, saúde, economia e outros segmentos são dispostos com destaques para os números. Sobretudo quando há histórico comparativo, o que permite observar as mudanças pelas quais a cidade passou ao longo dos anos.

O levantamento aponta que o município cresceu em diversos segmentos, a 

  • População: o significativo aumento do índice de envelhecimento;
  • Educação: aumento de 5,6 % do número de matrículas do ensino fundamental;
  • Economia: crescimento tanto no número de estabelecimentos formais, como no índice de trabalhadores com carteira assinada;
  • Receitas municipais: acompanharam a tendência de crescimento.

Instituto Darcy Ribeiro - Conhecendo Maricá em números

Só é possível administrar o que se conhece. Desse modo, contar com informação e conhecimento para a tomada de decisão é uma forma de gestão inteligente. 

IDR e Fundação Darcy Ribeiro

Em setembro/2019, o Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) recebeu a visita do vice-presidente da Fundação Darcy Ribeiro, Antônio Claudio Lotar. Durante o encontro, Alan Novais, apresentou os principais projetos em andamento, a saber; “Censo Econômico” e o “Chegou a Sua Vez!”.

A fundação Darcy Ribeiro foi criada pelo antropólogo, escritor e político Darcy Ribeiro em 1996 e detém, hoje, os direitos autorais de toda sua obra. Sobretudo, a aproximação entre as duas entidades visa a criação de parcerias para disseminar conhecimento. Esclarece-se que a criação de uma editora e uma livraria é prevista na lei que instituiu o IDR. É de interesse de ambos estabelecer acordo de cooperação, trazer publicações relevantes e desenvolver projetos futuros de forma conjunta.

Enfim, veja também:

 

IDR destaca Maricá como geradora de empregos

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: