fiscalização das lagoas de Maricá

Catamarãs são testados para fiscalizar praias e lagoas

Compartilhe essa matéria:

Catamarãs são testados pela Prefeitura de Maricá para fazerem a fiscalização das praias e lagoas do município

Um dos catamarãs, embarcações que a Prefeitura adquiriu, já está nas águas das lagoas de Maricá. Com efeito, o propósito é o de fiscalizar e proteger o meio ambiente no complexo lagunar da cidade e no mar. Na tarde de quinta-feira (05/09), o primeiro equipamento baixou à lagoa do Boqueirão já para a realização de testes. Esse equipamento foi levado pela equipe da Secretaria da Cidade Sustentável em um caminhão-reboque.

A fabricante dos barcos enviou um técnico de Santa Catarina, especialmente, para instruir a um grupo de pilotos habilitados. Esses pilotos foram capacitados pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. Mas, na próxima semana, o outro catamarã, cujo uso será em parceria firmada com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), deverá estar nas águas.

A saber, o catamarã deu sua primeira volta na lagoa ao redor da ilha Cardoza. Essa volta permitiu que fosse medida a profundidade do trecho, considerada adequada para a embarcação. Segundo o secretário Hélter Ferreira, as operações de fiscalização vão contar com apoio, além do INEA, da Unidade de Polícia de Meio Ambiente (Upam) da Polícia Militar.

“O barco servirá para auxílio a pesquisas nossas e também de instituições de ensino. Antes, tínhamos de utilizar barcos cedidos por pescadores. Além disso, creio que só a presença permanente deste catamarã nas lagoas e praias já deverá coibir irregularidades.”

De acordo com Ilke Leonardo Gomes, um dos pilotos que recebeu as instruções do fabricante, embora seja uma grande responsabilidade utilizar esse equipamento, ele está preparado.

 

Um pouco mais sobre os catamarãs

Catamarã
Foto: Katito Carvalho

A saber, ao todo foram investidos R$ 643 mil nos catamarãs. Este valor corresponde ao casco, aos motores (cada um no valor de R$ 60 mil), aos equipamentos e ao treinamento das tripulações.

As embarcações tem 24 pés de comprimento (cerca de 7,32 metros); 2,45 metros de largura; casco duplo e são pilotadas de um console central. E, de acordo com as exigências da lei, também estão dotadas de todos os equipamentos de navegação e comunicação.

Então, por serem destinadas a atividades de fiscalização que exigem deslocamentos rápidos e em condições nem sempre favoráveis (mar aberto), ambas possuem potentes motores Mercury de 150 hp, o que permite uma velocidade máxima de 44 nós (82 km/h).

Assim, seu casco do tipo catamarã é exatamente o indicado para mar aberto. Além disso, é indicado também para superfícies com baixo calado. E, este é o caso do complexo lagunar de Maricá, bastante raso em alguns pontos. Por isso, as embarcações podem chegar a qualquer ponto das lagoas.

Além das lagoas, os catamarãs vão fiscalizar também a orla marítima, especialmente no âmbito das Ilhas Maricás, que são uma Unidade de Conservação Municipal.

 

Enfim, veja também: Curso de Eletricidade – Abertas inscrições em Itaipuaçu

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: