Sine Maricá

Carteira de Trabalho Digital – Orientações do SINE

Compartilhe essa matéria:

A Secretaria de Trabalho informa que irá continuar emitindo a versão física da Carteira de Trabalho e Previdência Social no posto do Sistema Nacional de Empregos (SINE); que fica no Centro da cidade. O Sine Maricá funciona na Rua Carlos Rangel nº 51, no Centro.

Além disso, a informação é necessária uma vez que uma decisão da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (órgão que substitui o antigo Ministério do Trabalho); ligada ao atual Ministério da Economia, instituiu a versão digital do documento para sistemas operacionais de celular. Portanto, nela constarão as mesmas informações da carteira de papel.

Carteira de Trabalho

A estimativa do governo federal é que a CTPS como é conhecida deixe de existir nos próximos quatro anos. De acordo com o órgão municipal; o SINE dará a opção a cada trabalhador de ter ou não a versão digital, oferecendo orientações e explicando sobre seu funcionamento. Se preferir, ele pode obter a carteira física que continuará sendo emitida. Ainda segundo a Secretaria de Trabalho, no entanto, os agendamentos disponibilizados pelo ministério já caíram pela metade.

Segundo a  subsecretária Arilda Rocha:

Temos essa orientação deles de incentivar o uso da versão digital da carteira e vamos dar a opção a cada um de escolher, mas se antes tínhamos 100 agendamentos disponíveis passamos a ter 50 agora. Já é um sinal de que a carteira de papel deve mesmo ser extinta dentro desse prazo.

Sendo assim, você tem a opção de escolher entre a carteira de trabalho tradicional; ou a nova versão da carteira de trabalho digital. Ambas estão sendo aceitas. Mas a tendência é que a de papel deixe de existir nos próximos quatro anos. Portanto, se você puder emitir as duas, será melhor para você, caso a instituição que você irá trabalhar exija a nova ou a velha versão.

Enfim, veja também:

 

>>Cabelos – Como cuidar bem deles e de você

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: