15.586.534

Boletim Coronavírus de 20/03/2020 – Maricá

Compartilhe essa matéria:

Boletim Coronavírus de 20/03/2020 – Maricá

Divulgação oficial da Prefeitura de Maricá das informações a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do Coronavírus.

Antes de mais nada, vale ressaltar que,  inexiste caso confirmado na cidade. Ademais, a Prefeitura criou uma área específica no site com todas as informações referentes ao Novo Coronavírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, aumentou em 45% o número de pessoas diagnosticadas com o Covid-19 entre quinta e sexta. Brasil tem 11 mortes (nove em São Paulo 2 no Rio de Janeiro) e 904 casos confirmados.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), até esta sexta-feira (20/03) foram 109 casos confirmados, 1.701 casos suspeitos e 2 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado do Rio de Janeiro. 

Os casos confirmados no estado do Rio estão distribuídos da seguinte maneira: Rio de Janeiro (89), Niterói (10), Petrópolis (2), Barra Mansa (1), Guapimirim (1) e Miguel Pereira (1). Há ainda três (3) estrangeiros confirmados para a Covid-19, além de dois (2) casos com o local de residência em investigação.

Maricá continua sem nenhum caso confirmado e tem 16 casos suspeitos aguardando análise

Então anote o telefone de plantão 24h da Secretaria de Saúde para passar informações e tirar dúvidas da população: 

(21) 99472-2294

 

A Prefeitura decretou Estado de Calamidade Pública por conta do Coronavírus.

Em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (18/03), no Paço Municipal, o prefeito Fabiano Horta anunciou o decreto do Estado de Calamidade Pública e de outras medidas adotadas pelo Gabinete de Ação como prevenção à disseminação do novo coronavírus, mesmo a cidade não registrando nenhum caso confirmado da doença.

O decreto de Calamidade Pública é uma medida administrativa que permite, entre outras questões, a compra emergencial de insumos necessários para a atuação no enfrentamento da pandemia.

 

No Boletim Coronavírus de 20/03/2020, destaque para suspensão de serviços e comércio em toda cidade até segunda-feira

Farmácias, padarias, postos de combustíveis e mercados ficam abertos

 

coronavírus

 

Dentro das medidas para evitar aglomerações e a circulação desnecessária de pessoas, parte fundamental da estratégia de prevenção à pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Maricá publicou decreto municipal suspendendo serviços e parte do comércio em toda cidade neste sábado, domingo e segunda-feira (21, 22 e 23/03). Somente estão liberadas para funcionamento farmácias, padarias, postos de combustíveis, mercados e supermercados.

 

Com efeito, o novo decreto proíbe o funcionamento de bares e restaurantes até segunda-feira; no decreto anterior, esses estabelecimentos podiam abrir em horários específicos e com capacidade reduzida a 30%.

 

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (20/03) durante uma visita do prefeito às obras do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. Para o prefeito, é necessário que a população tenha plena consciência do que está acontecendo.

 

“Ainda tem muita gente na rua e é preciso parar mesmo a cidade por um tempo. Estamos fechando serviços e o comércio, permitindo que apenas que parte dele funcione. Entendemos o sacrifício de quem atua nesses setores e estamos preparando um pacote de ajuda a esses empreendedores para ajudar a atravessar esse período”. Desse modo, antecipou Fabiano Horta, afirmando que irá anunciar em breve os detalhes da ajuda.

Lazer e Turismo

A partir desta sexta-feira (20) e ao longo de todo o fim de semana, o acesso às praias de toda a orlae á cachoeira do Espraiado será fechado.

 

Espraiado

 

Diversas ações já foram tomadas para conscientizar as pessoas a ficarem em casa para que o vírus não se propague. A partir desta sexta-feira (20) e ao longo de todo o fim de semana, o acesso às praias de toda a orla será fechado. Equipes das secretarias de Ordem Pública e Gabinete Institucional, de Trânsito e Engenharia Viária, de Transporte e Posturas, Proteção e Defesa Civil e da Guarda Municipal estão desde cedo nesses locais para impedir a entrada e a permanência de banhistas nas areias.

O acesso à cachoeira da região rural do Espraiado também foi fechado.

Todas as medidas tem o mesmo objetivo; a saber, evitar ao máximo a circulação de pessoas no município com o objetivo de conter o rápido crescimento de contágio da Covid-19. 

 

Outro destaque Hospital Dr. Ernesto Che Guevara 

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE) liberou o processo de contratação da Organização Social (OS) que vai gerir o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara.

 

Assim, o trabalho de preparação para a abertura do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara segue dia e noite na altura do quilômetro 22,5 da rodovia RJ-106, em São José do Imbassaí, Maricá (RJ).

 

Boletim Coronavírus de 20/03/2020
Destaque no Boletim Coronavírus de 20/03/2020

 

Além disso, a previsão de término é para a próxima semana.  Assim, a pista de entrada da nova unidade foi pavimentada e os canteiros receberam paisagismo na manhã desta sexta-feira (20/03).

 

Do mesmo modo, na noite de quinta (19), foi instalada a iluminação no futuro pátio de estacionamento e outras partes da área externa também estão tendo novos postes instalados.

 

Além da área externa, as equipes que atuam no local cuidam da parte de acabamentos internos, revisão das instalações elétricas, hidráulicas, de ar condicionado e também de pintura. Ao final desta etapa, começa a instalação de equipamentos e do mobiliário.

 

Além disso, será erguida uma passarela de pedestres com elevador de acessibilidade, escadaria e rampas de ambos os lados. de acordo com a Somar, o projeto já foi aprovado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-RJ).

 

Horário bancário para idosos

Os idosos terão horário específico de atendimento nas agências bancárias. Portanto, a partir de segunda-feira (23/03), os maiores de 60 anos que precisarem ir ao banco serão atendidos das 9h às 10h30.

Essa medida excepcional é um acordo da prefeitura com as agências bancárias. Então, o público em geral será atendido após esse horário e até o fim do expediente bancário. É importante frisar que os idosos não precisam ir ao banco para prova de vida, procedimento esse que feito uma vez ao ano (para pagamentos de aposentadoria). O benefício será pago normalmente nas contas bancárias. A prefeitura orienta aos idosos para somente irem ao banco em caso de estrema necessidade e, se for, para ir no horário de 9h às 10h30.

Além dissol,telefones exclusivos para atendimentos aos idosos foram criados, a saber;

Santander – 2637-9916 / 4004-3535

Bradesco – 3267-0300 / 4002-0022 / 0800 570 0022

Caixa – 3004-1105

Banco do Brasil – 4004-0001 / 4003-3001

Siccob – 0800 642 0000 / 0800 725 0996 / 4000 1111 regiões metropolitanas

 

Vacinação contra o Influenza (H1N1)

Começa nesta segunda-feira (23/03) a campanha de vacinação contra o Influenza (H1N1).

 

Vacinação de idoso
Foto: Fernando Uchoa

 

Antes de mais nada, esta etapa será destinada aos idosos acima de 60 anos – que correspondem a quase 18 mil em todo o município – e profissionais de saúde.

Em seguida, as próximas etapas acontecem nos dias 16/04 para professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.

 

E, no dia 09/05 para os demais públicos entre eles crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, doentes crônicos, gestantes, puérperas, povos indígenas Além disso, também para adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

 

Enfim, Chefe da ONU pede solidariedade, esperança e resposta global coordenada para combater pandemia

 

À medida que o medo e a incerteza do público crescem em torno da pandemia da COVID-19, “mais do que nunca, precisamos de solidariedade, esperança e vontade política para enfrentar essa crise juntos”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, nesta quinta-feira (19), em sua primeira coletiva de imprensa virtual.

 

E, do mesmo modo, como segunda prioridade frente à crise, Guterres citou o impacto social e a recuperação e resposta econômica.

 

Assim, ele falou sobre o novo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) projetando que os trabalhadores poderão perder cerca de 3,4 trilhões de dólares em renda até o final do ano.

 

Diante desse cenário, Guterres afirmou que temos a responsabilidade de voltarmos melhores dessa crise.

 

“Precisamos garantir que as lições sejam aprendidas e que esta crise seja um momento decisivo de preparação para emergências em saúde e para investimentos em serviços públicos essenciais do século 21 e a entrega efetiva de bens públicos globais”, disse ele.

 

Fonte: ONU 

Foto Destaque: ONU

 

Ainda mais, veja no Boletim Coronavírus de 20/03/2020, as coletivas de imprensa dessa data.

Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro da Saúde.

 

https://www.facebook.com/m1newstv/videos/243183030053397/?t=14

 

E, do mesmo modo, coletiva do Ministério da Economia.

 

https://www.facebook.com/m1newstv/videos/1133442403658457/?t=9

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: