Boletim Coronavírus de 18/03/2020

Boletim Coronavírus de 18/03/2020 – Maricá

Compartilhe essa matéria:

Boletim Coronavírus de 18/03/2020 – Maricá

Divulgação oficial da Prefeitura de Maricá das informações a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do Coronavírus.

Antes de mais nada, vale ressaltar que,  inexiste caso confirmado na cidade. Ademais, a Prefeitura criou uma área específica no site com todas as informações referentes ao Novo Coronavírus.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), até esta quarta- feira (18/03), foram 63 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19) no Estado do Rio de Janeiro, sendo 55 na Capital; 6 em Niterói; 1 em Barra Mansa e 1 em Guapimirim. Maricá continua sem nenhum caso confirmado e tem 9 casos suspeitos aguardando análise. 

Então anote o telefone de plantão 24h da Secretaria de Saúde para passar informações e tirar dúvidas da população: 

 

 

(21) 99472-2294

A Prefeitura decretou Estado de Calamidade Pública por conta do coronavírus.

 

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (18/03), no Paço Municipal, o Prefeito Fabiano Horta anunciou a decretação do Estado de Calamidade Pública. E, do mesmo modo, anunciou as novas medidas adotadas pelo Gabinete de Ação como prevenção à disseminação do novo Coronavírus (Covid-19). Sobretudo, a cidade não registra ainda nenhum caso confirmado do vírus. A decretação do Estado de Calamidade Pública é uma medida administrativa que permite, entre outras questões, a compra emergencial de insumos necessários para a atuação no enfrentamento da pandemia.

 

Então, entre as medidas, todas com aplicação imediatadesta quarta-feira (18/03) estão: 

 

Boletim Coronavírus de 18/03/2020

 

Suspensão do funcionamento de todos os órgãos públicos, já a partir desta quinta-feira (19/03) até à segunda-feira (23/03), a fim de evitar ao máximo a circulação de pessoas no município; 

 

Suspensão de todos os atendimentos eletivos na Saúde, certo que, excetuandose os considerados mais importantes principalmente para o público mais vulnerável ao coronavírus;

 

Restrição ao funcionamento dos bares, restaurantes e quiosques, passando a atender das 11h às 15h e das 18h às 22h, com redução da capacidade de funcionamento para 30% do pessoal; 

 

Está proibido o funcionamento de quiosques de praia, barracas de praia e do comércio ambulante ao longo de toda a orla de Maricá sextafeira, sábado e domingo (dias 20, 21 e 22/03)

 

Empresas que forem flagradas pela fiscalização aumentando preços de itens de primeira necessidade, como álcool gel por exemplo, de forma exorbitante serão autuadas e excluídas do programa Mumbuca

 

A autarquia Empresa Pública de Transporte (EPT) divulgou na última segunda-feira (16/03) uma redução de 23% no quantitativo diário de passageiros, que gira em torno de 17 mil pessoas em média. E na terça, essa diminuição chegou a 40% do quantitativo. Em um balanço parcial, a diretoria operacional da EPT estima que essa redução possa alcançar uma queda de 60% até a próxima segunda-feira (23/03) em comparação ao que foi registrado no mesmo período do mês anterior; 

 

A Coordenação de Cursos da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Maricá cancelou os cursos oferecidos pelo órgão. Candidatos inscritos no “Curso de Hidrologia Aplicada às Ações de Proteção e Defesa Civil”, serão informados de uma nova data de realização, assim que isso for permitido, não havendo necessidade de realizar uma nova pré-inscrição; 

 

A Busca ativa do Programa “Chegou a Sua Vez”, do Instituto Darcy Ribeiro (IDR) está suspensa por tempo indeterminado. Outro programa do IDR, o “Censo Econômico”, está com as atividades suspensas também por tempo indeterminado; 

Suspensão de cultos de todas as espécies e matrizes na cidade

Reunião de representantes da Prefeitura com líderes religiosos discutiu a suspensão de cultos de todas as espécies e matrizes na cidade. A medida será adotada. 

 

Na ocasião, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, descreveu as principais recomendações no momento.

 

“A atitude mais eficaz hoje é o isolamento social. É o momento da fé se expressar de maneira racional. Conto com a colaboração dos líderes para que nos próximos 15 dias adotemos medidas radicais, e é assim que a gente vai proteger nosso cidadão”, disse, em alusão à suspensão de qualquer tipo de encontro religioso.

 

Infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo Azevedo comentou sobre medidas de segurança para estes locais. 

“Sabemos que existem pessoas que vão a igrejas, aos cultos e eventos religiosos. Estamos recomendando exatamente evitar essas aglomerações, porque isso facilita diretamente a propagação do vírus. Estamos buscando evitar picos de incidência. O ideal é que as pessoas fiquem em casa, principalmente os que estiverem doentes e os indivíduos do grupo de risco”, explicou.

 

Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara

Especificamente para atender a demanda que possa surgir por conta do novo Coronavírus, o prefeito determinou que o novo Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, localizado em São José do Imbassaí, seja inaugurado o mais rápido possível.

 

Hospital Che Guevara Boletim Coronavírus de 18/03/2020
Boletim Coronavírus de 18/03/2020

 

Uma força tarefa com cerca de 250 profissionais deu início nesta quarta-feira (18/03) à preparação para a abertura do novo Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José de Imbassaí, para receber possíveis casos do novo coronavírus.

 

Além da área externa – que vai receber paisagismo, pavimentação e iluminação -, as equipes que atuam no local cuidam da parte de acabamentos internos, revisão das instalações elétricas, hidráulicas, de ar condicionado e também de pintura. Enfim, a previsão é que esta parte esteja finalizada em uma semana para, em seguida, começar a instalação de equipamentos e do mobiliário.

 

No novo hospital haverá áreas de isolamento infantil e adulta (com sistema de ar condicionado filtrado) e Centro de Terapia Intensiva (CTI). Após a abertura, a cidade terá mais 137 leitos disponíveis. A ideia é que o Che Guevara se torne uma referência de atendimento eventual de vítimas do coronavírus – a cidade não registra nenhum caso até o momento – na região.

 

De acordo com o prefeito Fabiano Horta.

 

“É um momento de amor ao próximo. Por isso Maricá terá, inclusive, capacidade de atender doentes de cidades vizinhas, como São Gonçalo, no combate ao coronavírus”. 

 

Hospital capacitado a atender público de grande volume

 

Para a secretária de Saúde, Simone Costa, a abertura do Che é uma demonstração da capacidade do município de se organizar para atender e auxiliar o esforço também do estado.

“O hospital já tem responsabilidade técnica, já tem os protocolos e o que falta agora vai ser resolvido; nem que todo mundo durma e acorde dentro do hospital Dr. Ernesto Che Guevara. Ele vai abrir para atender não só a população municipal, mas a população regional”, disse.

 

 

O hospital municipal, que ocupa uma área total de 13 mil metros quadrados às margens do Km 23 da rodovia RJ-106 (sentido Tribobó), é formado por três blocos; a saber, bloco A com os consultórios médicos e a recepção; bloco B,  centro cirúrgico e as UTIs;  e bloco C, área de serviços como refeitórios, vestiários, administração e salas de TI.

 

O investimento é realizado com recursos próprios e, além dos leitos para internação, com dois CTIs, 19 enfermarias (com três leitos cada), distribuídas pelos três blocos, seis salas de observação para adultos e mais três alas de observação para pediatria.

Enfim, no Boletim Coronavírus de 21/03/2020, veja orientações do Ministério da Economia, dessa data.

 

https://www.facebook.com/m1newstv/videos/502047334033138/?t=4

 

 

https://www.facebook.com/m1newstv/videos/151896332696224/?t=8

 

https://www.facebook.com/m1newstv/videos/240250950477060/?t=30

 

 

 

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: