Atletas de Maricá

Atletas de Maricá buscam o título mundial de karatê na Escócia

Compartilhe essa matéria:

Atletas de Maricá buscam o título mundial de karatê na Escócia

Caratecas
Treino Karatê Competição Escócia (Foto: Marcos Fabrício)

Caratecas de Maricá disputam mundial na Escócia – Atletas de Maricá – alunos da Escola Municipal  Maurício Antunes de Carvalho (EMAC), no Boqueirão, realizaram na sexta-feira, 08/06, o último treino de karatê antes de embarcar para a Escócia. A partir de quinta-feira (14/06), eles irão representar Maricá no campeonato mundial. O grupo faz parte do projeto “EMAC” (Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho), que oferece várias atividades no contraturno escolar para alunos da rede municipal.

 

A Diretora da unidade, Soraya Araújo contou que os doze atletas de Maricá enviados já estão acostumados a competir no Estado, no Brasil, em São Paulo e já disputaram torneios até na Argentina:

“O projeto para eles veio como uma mudança fundamental. A estima dessas crianças melhorou drasticamente, tanto em relação aos que participam quanto às outras crianças, que veem o avanço dos colegas e querem isso para si também”, disse.

O início dos atletas de Maricá

Professora dos alunos, Renata Rocha falou sobre o progresso das crianças ao longo das aulas e preparação:

“Acredito muito neles porque estão sendo preparados há três anos, então o resultado certamente será positivo e vamos seguir firme em frente na busca de bons resultados. Só estou um pouco apreensiva porque sei que vai ser uma guerra e vamos encontrar níveis altíssimo de competidores”, explicou. Caratecas

Aos 20 anos, o ex-aluno Kevin Araújo atualmente auxilia a professora e a substitui nas aulas quando necessário, além de participar das competições. 

“Quando ela começou a dar aula, eu era atentado e avisei logo que não ia deixar ter  nada aqui na escola e que também não ia fazer. Mas acabei fazendo um período e mudei para o colégio Carlos Magno. Só que aí eles abriram a vaga para os acolhedores, nos permitindo a voltar. Como eu gostava de artes marciais, viajar e competir, voltei e fiquei até hoje. Já tem 6 anos e já fui até ao Japão levando o nome da escola e do município”, declarou o atleta de Maricá.

 

Atletas de Maricá caratecas
Treino Karatê Competição Escócia (Foto: Marcos Fabrício)

Necessidade da implantação do projeto:

De acordo com a coordenadora do EMAC, Manoela Costa, a implantação do projeto aconteceu justamente por conta do grande índice de indisciplina.

“Quando cheguei aqui em 2013, na direção, a escola tinha um problema sério nesse campo. Eu acredito muito na questão do esporte e da educação, porque acredito que transformem gerações, então colocamos várias atividades e começamos a trabalhar a importância da disciplina e a autoestima deles. Como alcançamos resultados, resolvemos ousar e nos inscrever em campeonatos. O primeiro foi em Rio das Outras”, relembrou.

 

Atletas de Maricá - Caratecas“Mas como tudo é muito difícil fomos aos poucos, dando um passo de cada vez. No Rio chegamos a levar de 30 a 40 atletas de Maricá. Em 2015 levamos dois atletas a São Paulo, o menino voltou em quarto lugar e a menina campeã brasileira. No ano seguinte, ousamos e levamos um aluno à Irlanda, onde conquistamos o 3º lugar numa disputa com outros 70 países. Em 2017 levamos nove atletas à Argentina e dessa vez levamos doze para o Mundial da Escócia. Essas crianças ganharam confiança em si mesmos, ganharam uma auto estima melhor e são incentivados a tirar notas melhores. Maurício Antunes transformou-se num exemplo para as outras escolas”, destacou satisfeita Manoela, destacando todo o apoio do governo municipal.

 

Atletas de Maricá CaratecasResultado do esporte para os atletas de Maricá

Mãe da atleta Beatriz (12 anos) e de outros dois meninos que não participam da competição, mas fazem parte do projeto, Marcele da Costa também acredita que o projeto seja fundamental para sua família.

“Eles são disciplinados e correm atrás, aprenderam que tudo na vida tem consequência e que só ganha quem corre atrás. É uma emoção ver os três de quimono. Além disso, todos os profissionais respeitam a gente e nossos filhos. Então é uma verdadeira família”, pontuou.

Emocionada, Michele Salles (33 anos), é mãe de Rayane (14 anos), que faz karatê.

“Eu morava no Rio e vim para cá porque meu avô estava doente. Só que me separei e minhas filhas reagiram mal. Dava muito trabalho e eu não podia sair do emprego porque meu ex-marido não ajuda e eu tenho que trabalhar para sustentá-las. O projeto realmente as acolheu. Agora a Rayane é mais responsável, pensa no que vai fazer. Se não fosse o projeto, eu não sei o que seria das minhas filhas. Posso trabalhar sabendo que elas estão no colégio”, ressaltou.

Caratecas

Atletas de Maricá – como participar

Segundo a diretora, para participar o aluno precisa no mínimo, estar cursando o 1º ano e ter 6 anos de idade. Também é necessário o comprometimento com a escola de um modo geral e dedicação ao esporte.

“Nós cobramos deles a dedicação ao esporte e ao estudo. Inclusive, solicitamos aos responsáveis os resultados do primeiro trimestre. Muitos já estudaram na nossa unidade e voltaram com os amigos por causa do projeto. Isso é o mais gostoso de tudo, porque não são só os alunos da escola que participam. Nós pensamos numa rede, onde a gente não escolhe, acolhe. Então as portas do Maurício Antunes estão abertas para todas as crianças da rede”, frisou Soraya.

Interessados devem se inscrever na secretaria, fazer uma aula experimental e entregar uma declaração de sua escola de origem. Quem estuda à tarde faz aulas de 10h às 12h40 e quem estuda de manhã faz o projeto de 12h às 15h, sempre às segundas e sextas.

* Treino Karatê Competição Escócia (Fotos: Marcos Fabrício)

#m1 #m1news #m1newstv #m1newstvmaricanoticias  🎤🎥

#m1newstvesportes🎣⚽🏇🏽🏊‍♂🏄‍♂🏹 #m1newsCopa2018 #m1newsevocê #esportem1news

 

Veja também

==>Taça Cidade de Maricá 2018 – Amigos do Bem X Santos.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

One thought on “Atletas de Maricá buscam o título mundial de karatê na Escócia

Comments are closed.