Portas Abertas

Artesanato, especiarias e história fazem alegria dos frequentadores do Espraiado de Portas Abertas

Compartilhe essa matéria:

Espraiado de Portas Abertas

O dia de sol serviu como um convite para moradores e turistas que aproveitaram o domingo no tradicional Espraiado de Portas Abertas. A última edição do ano, com o tema Natal Rural Mágico e o pernil à moda da roça como prato típico, reuniu mais de 30 atrações na região. O evento é uma realização da Secretaria de Turismo, com o apoio da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e das secretarias de Promoções e Projetos Especiais, e Agricultura, Pecuária e Pesca.

 

A programação começou cedo, às 9h, em diversos pontos da região, com bares e restaurantes oferecendo gastronomia variada e atividades culturais. Na Fazenda Pública Joaquin Piñero, aconteceu a Feira da Agricultura Familiar e de artesanatos. Ângelo Bernardelli, assessor técnico da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, considera fundamental integrar os produtores rurais da feira ao ambiente de arte e cultura do Espraiado de Portas Abertas.

 

“Os produtos agrícolas comercializados na Feira da Agricultura Familiar são plantados e colhidos com carinho e a comercialização não pode ser como de outros produtos, onde o cliente chega, vê o preço, pede o que quer, paga e leva pra casa. É uma venda onde a conversa, a história e as vivências do agricultor com aquele produto são tão importantes como o alimento em si. E estarmos na Feira da Agricultura Familiar em um evento como o Espraiado de Portas Abertas, propicia isso, tanto para os agricultores quanto para os turistas que veem para o evento”, explica Bernardelli.

Artesanato e licores

Fora da fazenda Joaquin Piñero, uma das atrações são as barraquinhas de artesanato em frente a Escola Municipal do Espraiado. Manoel José Rodrigues, produtor de licores, vende suas iguarias no local. Em sua barraca, os clientes podem encontrar licores de jabuticaba, jambo, tangerina e maracujá. Para ele, participar do Espraiado de Portas Abertas é uma oportunidade de mais pessoas conhecerem sua produção.

 

“São licores feitos com amor, que é o principal de tudo. O Espraiado é um lugar turístico e com isso, tendo uma feira, é muito importante para nós, e para os visitantes também, que vem almoçar, passear e também aproveitam para comprar nossos produtos, como uma forma de levar uma lembrança do local, o que para a gente é muito bom”, afirma Rodrigues.

 

O Atelier José Pereira também faz parte do evento. João Roberto Pereira da Costa é filho de Ilma da Costa, uma das principais tapeceiras da região, e, juntos, eles mantêm o atelier onde recebem turistas de todo o estado e do país. Ele diz que o Espraiado de Portas Abertas dá ainda mais visibilidade ao seu negócio.

 

“Quem quiser comprar esse tipo de tapete, feito do ponto brasileiro de rabo de rato só encontra aqui. A relação com os clientes é muito boa, a maioria se torna amigo, com os turistas é a mesma coisa. Como vendemos produtos únicos, com alto valor agregado, são produtos com preços altos. Essa relação de confiança que criamos com os clientes permite que muitos nos paguem a prestação, aos poucos”, comenta Costa.

 

 

Foto: Leonardo Fonseca

Fonte: Codemar

Portas Abertas

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: