arte e cultura Osias Silveira

Arte e cultura em quatro grandes momentos

Compartilhe essa matéria:

Arte e cultura de sobra para todos!

Exposição em homenagem aos povos originários do Brasil no GAM em Maricá, “Marakanãdê” no Rio de Janeiro, “Movimento de Ressurgência Puri” em Rio das Ostras e finalmente “Volta da Arte na Estrada com Osias Silveira” em Maricá. Sim, sem dúvida, falaremos de arte e cultura em quatro grandes momentos.

1º Momento – Arte e Cultura – GAM : O povo brasileiro, a arte e nossos índios

 

O ponto de cultura GAM – Grupo de Artistas de Maricá tem prazer em convidar para a sua exposição em homenagem aos povos originários do Brasil, com vernissage no dia 25 de abril, às 18 h. Nossos artistas apresentarão suas obras junto com o legítimo artesanato indígenas.

 

Fundado em 1994, o GAM é um ponto de cultura de artistas e artesãos de Maricá – RJ, que promovem os diversos fazeres culturais e políticos que através da união de pessoas ligadas a cultura promovem proteção, pesquisa, intercâmbio e oficinas que estimulam o estudo de praticas culturais. O GAM fica na Rua Alvares de Castro nº 1277 , Araçatiba, Maricá, RJ.

2º Momento – Arte e cultura – Marakanãdê 

Neste sábado (27/04), será um dia dedicado a filmes, apresentação de Marakanãdê, e será na Escola de Teatro Martins Pena – Rua Vinte de Abril, 14 – Centro – Rio de Janeiro. O evento começa às 15 h com exibição de filmes de temática indígena e a entrada é franca. 

 

 

” Marakanãdê, em Tupi, significa a união de todos os povos. É a Grande Festa, onde nos reunimos para contar e cantar a nossa própria história. Marakanãdê é o coração da terra, são os tambores que revelam, no luar, a beleza das cores. Marakanãdê são os filhos da Amazônia unidos em dança. Por isso dançamos com os pés no chão, caminhando sobre as estrelas. Marakanãdê é a voz de um Brasil distante, que tanto diz quanto cala. Da dança, do fogo, da fala da gente desse lugar.”

O evento é uma iniciativa dos formandos da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, no Rio de Janeiro. Com efeito,  a mais antiga da América Latina, que completou 111 anos. E, atualmente sob direção de Marcelo Reis. 

Sotim Companhia Teatral‎ Marakanãdê – apres. ÚNICA  Etet Martins Penna

Os alunos escolheram para sua montagem de formatura construir uma dramaturgia que falasse de nossa ancestralidade indígena e os povos originários. A Cia. Sotim, formada por estes alunos, está levando o trabalho além dos muros da escola e irão se apresentar no próximo dia 02/05 no Festival de Guaranésia MG.

 

Como sempre, as entradas de espetáculo na Martins Penna são GRATUITAS. Entretanto, ao final da apresentação, os formandos estarão com cestinha aceitando contribuições voluntárias. Sem dúvida, com o intuito de arrecadar verba para participação do Festival de Teatro de Guaranésia (MG). O Festival acontece do dia 30 de abril a 05 de maio e você pode acompanhar tudo pelo instagram: @sotimciateatral

 

3º Momento – Arte e cultura – Ressurgência Puri

O evento Tayra Raiz – Culturas Originais trará Dauá Puri e o movimento de Ressurgência Puri. Desse modo, haverá roda de conversa, contação de histórias e cantos Puri, Chama da Fogueira Sagrada, Saudação ao Fogo e aos Elementos Sagrados, como também Dança da Cura. Sobretudo, haverá apresentação de música cigana com Pablo Varez e Handam Nativo. 

O evento será no Tayra Ecoparque, na Estrada do Mirante, Lote 31, Mar do Norte, Rio das Ostras (RJ), a partir das 18 h.

 

 

E, Dauá Puri já está com os indígenas em Rio das Ostras, a saber, puri, potiguara, fulnio, guarany e goitacaz. 

 

 

4º Momento –  Arte e cultura – Arte na Estrada com Osias Silveira

Domingo acontece um evento de arte das 10 às 15 h, a saber, Volta da Arte na Estrada com Osias Silveira.  Além disso, será um verdadeiro tributo a Raul Seixas. Este evento será no Atelier do Osias Silveira, na rua Albatroz Parque Nanci, Maricá. E será para todos, a saber, sanos, insanos, maluco beleza e não maluco beleza.

 

 

Na verdade, o Espaço do Raul é reconhecido pela esposa do Raul Seixas, Kika Seixas. Nesse sentido, veja aqui o recado de Kika Seixas aos amigos da cultura de Maricá.

 

 

Muito emocionado, Osias declara:

“Kika é minha amiga há 30 anos. De fato, Raul era meu amigo íntimo. Eu era amigo do homem Raul, não do artista.” 

arte e cultura
Toninho Buda, músico que participou do documentário ‘Raul – O início, o fim e o meio’ , Kika Seixas e Osias Silveira.

 

Insano e maluco beleza

Além disso, neste dia haverá também a pré-inaguraçao da sede regional do RJ dos Insanos Moto Clube Brasil. Antes de mais nada, os Insanos são inspirados e possuem a determinação do passado, no qual 18 homens do Forte de Copacabana marcharam contra 3.000 homens em busca de liberdade. De fato, clube regido por uma só bandeira, somos de verdade!

 

Insanos Moto Clube Brasil e sua sede regional.

 

Então, conheça aqui um pouco sobre a arte de Osias Silveira.

Artista Plástico de “Arte In Natura”, em suma, sua grande preocupação é a preservação do meio ambiente. Tudo que a natureza joga fora em forma de lixo, é dado vida pelo artista, que transforma a matéria prima em esculturas belíssimas, a saber, palmeira imperial, fibra de bananeira, folhas de coco, cipó, restos de madeira, etc.

 

Além disso, suas obras mais famosas são, a saber, Dom Quixote, Lampião e Maria Bonita. Acrescente grandes músicos como, Pinxinguinha, Jimi Hendrix, além das sacras de Jesus Cristo, São Francisco de Assis e São Jorge.

 

 

O artista conviveu durante 10 anos com Raul Seixas, desse modo, o grande marco de suas exposições, são homenagens em esculturas do grande ídolo, onde dá um brilho especial em seus eventos. Osias Silveira, é conhecido em todo Brasil, e no exterior, tem exposto sua arte com muito sucesso. Osias Silveira já teve exposições no Espaço Cultural Trem do Corcovado, Espaço Cultural Palácio da Guanabara, Casa de Cultura de Maricá e mais. 

 

Osias Silveira e Raul Seixas no show do Parque Laje no Jardim Botânico.

 

 

 

 

Ozias Silveira e sua arte
A nova obra: ” O cavaleiro templário São Jorge, o santo da Cultura”.

 

Em suma, caso queira conhecer mais sobre essa amizade, veja o vídeo Raul Seixas, Kika Seixas e lembranças com Osias Silveira

arte e cultura
Kika Seixas e Raul Seixas

M1News agradece ao GAM, na pessoa de André Carcará, Jorge Leite, professor dos alunos da Cia Sotim, Dauá Puri e Osias Oliveira pela permissão da publicação das imagens contidas nesta matéria.

Enfim, veja também:

 

>Cara Limpa em dois momentos de muita emoção no palco!

 

>Movimento de Ressurgência Puri: Tem puri por aí?

 

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: