marcação de consultas e agendamento de exames

Agendamento de consultas e exames: novo espaço

Compartilhe essa matéria:

Nova Central de Regulação de Maricá

Antes de mais nada, a população de Maricá tem novo local para agendamento de consultas e marcação de exames. De fato, a nova Central de Regulação do Município de Maricá, inaugurada nessa terça feira (04/06). Então o local fica na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do km 28,5, no Parque da Cidade. Anteriormente este serviço era oferecido no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro.

Objetivo da Central de Regulação

Com efeito, o novo espaço é destinado ao agendamento de consultas para dentro e fora do município. Além disso, os exames que poderão ser marcados são Raio X, ressonância, tomografia, audiometria e outros mais de 50.

De acordo com a declaração do prefeito Fabiano Horta:

“É a construção de uma política de saúde muito ampla e a Central de Regulação é fundamental para organizar todo o sistema. Construímos um instrumento físico onde vamos ter aqui um atendimento muito mais humanizado. Além disso, uma capacidade de atendimento maior que vai dar celeridade e eficiência para a população”.

 

 

Agendamento de consultas com mais tranquilidade

agendamento de consultas e marcação de exames
A nova Central de Regulação do Município com mais conforto e qualidade no atendimento.

 

Sem dúvida que a nova unidade dará mais agilidade no atendimento a fim de zerar as filas de agendamento. Visto que a estrutura possui seis salas totalmente climatizadas, assim distribuídas:

  • salas dos técnicos reguladores;
  • recepção;
  • coordenação;
  • distribuição de senhas;
  • telemarketing; e
  • espaço destinado a regulação dos médicos. 

Para a responsável pela pasta, Simone Costa, o sistema implementado na nova estrutura vai possibilitar uma integração maior entre as unidades de atendimento. Para tanto, afirma:

“Se a pessoa mora próximo ao posto médico da 34 (Itaipuaçu) a equipe de lá informatizada vai encaminhar para a Central de Regulação. O agente de saúde vai entregar a marcação da pessoa na residência e quando for a data da consulta vai ter alguém ligando daqui para fazer a confirmação prévia”.

Integrar a regulação com o transporte

Além disso, a secretária destacou ainda que o próximo passo é integrar a regulação com o transporte. Por certo, trabalho está sendo feito para informatizar o transporte necessário para o deslocamento para outro município. Conforme destacou:

“Se o paciente tiver que fazer um exame em Macaé, por exemplo, vai ser lhe dado a posição de sair o transporte junto.” 

Fila para marcação de exames reduzida

De acordo com a coordenadora da Central de Regulação, Tereza Cristina Fernandes, em apenas quatro meses foi zerada a fila de exames como audiometria, densitometria óssea, cateterismo, arteriografia, cintilografia e reduzido o quantitativo de pedidos de ressonância que passou de 2.100 para 700 na fila de espera.

 

Enfim, veja também:

 

 

Saúde pública de Maricá em evidência

 

Foto: Clarildo Menezes/PMM

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: