Festa Anual das Árvores: uma homenagem àquelas que desempenham importante papel no mundo
O Dia da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores
Em primeiro lugar, a Festa Anual das Árvores foi instituída pelo em Decreto Federal nº 55.795 de 24 de fevereiro de 1965. De fato, a festa foi criada em substituição ao chamado Dia da Árvore, na época comemorado no dia 21 de setembro.
Entretanto, qual é o seu objetivo?
Então, de acordo com o artigo 2º desse mesmo decreto, o objetivo da Festa Anual das Árvores é , antes de tudo:
- difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas,
- estimular a prática de ações em favor do meio ambiente,
- bem como divulgar a importância das árvores no progresso do país e no bem-estar dos cidadãos.
Curiosidade e mensagem da Festa Anual das Árvores
Entretanto, existe uma curiosidade sobre a Festa Anual das Árvores. Em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, seu dia defere em alguns estados. De fato, a Festa Anual das Árvores é comemorada em datas distintas, a saber:
- última semana do mês de março: Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia e Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia;
- semana com início no dia 21 de setembro: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
A árvore é de vital importância para todos seres vivos do nosso planeta. Além de reter o dióxido de carbono (CO2) em excesso, fornece boa parte do oxigênio que utilizamos na respiração.
A árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, entretanto essa árvore, que era tão abundante, encontra-se em extinção. Em virtude de seu contrabando por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre, o pau-brasil quase não é mais encontrado.
A Festa Anual das Árvores carrega consigo uma mensagem e uma esperança: a necessidade da conscientização humana de que as árvores também são seres vivos. É preciso atentar que, elas levam tempo para se desenvolverem. Acrescente-se também a necessidade de preservação daquelas árvores tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico.
Veja também:
===> Limpeza das praias: mutirões na Semana Mares Limpos de 16 a 24/09
===> ONU promove atividades de conscientização em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente