A essência de Nilton Oliveira – o poeta afetado de Maricá
Vamos conhecer o poeta afetado de Maricá e sua história na cidade e na poesia
Antes de mais nada, Nilton Oliveira é poeta, escritor, educador, brasileiro e amante da vida. Além disso, Nilton atribui a si mesmo o título de “o poeta afetado”.
Mas, como conheceu Maricá?
Atualmente, morador do bairro de Guaratiba, o poeta afetado, casado, 46 anos, veio do Rio de Janeiro (RJ) há 5 anos, e ele mesmo conta essa história.
“Nosso objetivo era só sair do Rio após aposentadoria, mas chegou um momento que não deu mais. Na época, tínhamos um distribuidor aqui de Ubatiba que nos convidou para conhecer Maricá. Assim, conhecemos, nos apaixonamos, fechamos tudo lá no Rio e nos mudamos para cá. Os maricaenses me abraçaram, respeitaram, valorizaram minha arte. Me sinto em casa”.
De acordo com o nosso poeta afetado, morar em Maricá fez toda a diferença; sem dúvida, é uma viagem sem volta.
“A calma ajuda, estimula, o tempo parece que passa mais devagar, então você acaba tendo mais tempo. A cidade me trouxe tranquilidade, paz de espírito, me fez resgatar o meu eu e deu a oportunidade de pensar na vida.”
Então, vamos as obras desse poeta afetado
De acordo com o escritor:
“Os livros falam sobre nossa realidade, política, vida, poesia e o sentimento que está no ser humano, mas ele tem vergonha de expor. Meu objetivo é incentivar as pessoas a colocar esses sentimentos para fora”.
“Ensaio sobre a loucura, pensamentos e poesias“, Editora Autografia: 2018.
“Pensamentos Esdrúxulos e poesias inúteis!“, Editora Autografia: 2019.
“Crônicas e poesias de Maricá“, Antologia Povo do Livro Escritores de Maricá. Editora Albatroz: 2019.
Essa antologia foi feita para o aniversário de Maricá.
“Nina uma viagem pelas diferenças”, Editora Autografia: 2020.
Lançamento do livro virtual numa live
No dia 26/05 aconteceu um encontro na página do facebook Grupo O Povo do Livro – Escritores de Maricá. Sem dúvida, foi feita também uma comemoração ao aniversário do município, que completou 206 anos!
O escritor Nilton Oliveira e a escritora Alessandra Honorata (professora atuante no município) convidaram educadores para um bate-papo. Foram debatidos temas como Diferenças e Inclusão social neste período de pandemia da Covid-19 e aulas remotas.
Participaram da live: Helen, Sílvia, Gerente de Inclusão do Município de Maricá; Jéssica Araújo e Geanne Pereira, tradutoras e intérpretes de Libras da Secretaria de Educação de Maricá; Karla Cohen, professora Sala de Recursos da E.M.Maria Cristina de Lima Côrrea; e Douglas Heliodoro da E.M.Professor Oswaldo Lima Rodrigues..
Na oportunidade aconteceu o lançamento do livro virtual “Nina em Sua Viagem pelas Diferenças.” Obra que faz parte do “Projeto Nina” de autoria dos escritores Nilton Oliveira e Alessandra Honorata.
E qual é o estilo deste poeta?
Seu estilo é bem eclético, apesar de seu cunho maior e amor pela POESIA. Sendo ela romântica, naturalista, crítica social, Sem dúvida, o poeta não fica preso a um só estilo literário.
Entre outros movimentos, escreve também: Literatura infantil; Contos; Fábulas; Crônicas e Literatura para Jovens.
Além disso, gosta de construir parceria com outros escritores, não gosta de ficar preso a padrões, e, sim, estar sempre fazendo algo diferente.
Quando lhe perguntamos qual é a sua poesia favorita, o poeta afetado responde.
“ Todas…..kkkkk Só que tem uma que é muito forte “Deus ou diabo.” do livro “Pensamentos Esdrúxulos e Poesias Inúteis!
E o pensamento? “Ensaio sobre a loucura.”, do livro com o mesmo título.
E, agora, durante o isolamento social, como ele trabalha ? O que tem feito?
O poeta procura auxiliar as pessoas em suas dificuldades; a saber: contribuindo com cestas básicas, contribuindo nos movimentos do Fórum Cultural de Maricá, auxilou pessoas a se cadastrarem no PAT, etc.
Neste momento de incerteza, o poeta afetado está cumprindo o protocolo. Além disso, busca estar equilibrado para superar essa dificuldade que está sendo algo novo para todos.
Enfim, quer o contato do nosso poeta afetado?
E-mail:escritornilton@gmail.com
#opoetafetado
21-970289937
Tá legal, o poeta se denomina “analfabeto tecnológico” , mas já tem seu perfil no Instagram!!! @opoetafetado