Maricá + Verde: Realizado o Primeiro Evento de 2020
O Primeiro evento do Projeto Maricá + Verde
Foi realizado na última quinta-feira (30/01) o primeiro evento da edição de 2020 do Projeto Maricá+Verde na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro. Equipes da Secretaria de Cidade Sustentável distribuem mudas de espécies nativas dos mais variados tipos para a população.
Durante o evento, foram disponibilizados para doação cerca de 100 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, muitas delas frutíferas como goiabeira, ameixa, jenipapo, capim-limão e entre diversos outros pés. A Bióloga Stella de Lima afirmou:
“Este ano o Maricá + Verde completa seis anos e nossa ideia é seguir trabalhando com as espécies nativas da nossa Mata Atlântica. Maricá é um município que possui uma grande área de preservação nos seus bairros rurais, mas este ano nosso objetivo é fomentar que os moradores de residências em áreas urbanas do município também nos procurem e plantem em seus quintais as nossas mudas”.
Além disso, ela ainda destaca como a cidade de Maricá é perfeita para reintroduzir na população para ter consciência sobre as diversas espécies próprias da Mata Atlântica. Como por exemplo a Pimenta-rosa, mais conhecida como Aroeira. Uma vez que a planta é rústica de fácil cultivo e que possuí grande valor medicinal no tratamento de dermatite, infecções genitais e problemas de pele em geral. Além de um ótimo tempero utilizado na alta culinária.
Maricá + Verde: Em busca de uma Cidade Verde e Sustentável
Conforme corria o evento, Lucia Maria da Silva, moradora do Parque Eldorado, de 75 anos comenta:
“Acabei de adotar uma Acácia Amarela porque sempre achei essa planta linda. Além disso, é uma espécie que atrai animais silvestres, pássaros e, sem duvida, vai deixar a minha casa muito mais feliz”.
Assim também fez Georg Krause, de 55 anos, morador de Araçatiba que adquiriu mudas de capim-limão, goiaba vermelha e ameixa, e avalia:
“Soube dessa iniciativa pela internet e vi a oportunidade de ajudar de alguma forma com o plantio de plantas nativas no município. Embora Maricá ainda seja uma cidade com uma grande área rural é importante que tenhamos a consciência de replantio dessas espécies”.
Os próximos eventos do Maricá + Verde, quando serão?
Por fim, confira abaixo os locais e as datas em que haverá distribuição das plantas:
06/02 – Ponta Grossa (em frente à barraca de pastel)
13/02 – Praça de Ponta Negra
20/02 – Centro – Praça Orlando de Barros Pimentel
05/03 – CEU Mumbuca
12/03 – Flamengo (Bonanza)
19/03 – Itaipuaçu (Terminal)
16/04 – Praça de Divineia
23/04 – Centro – Praça Orlando de Barros Pimentel
30/04 – Praça de Itapeba
07/05 – Praça do Barroco (Itaipuaçu)
14/05 – Itaocaia Valley
21/05 – Passarela de São José de Imbassaí
28/05 – Inoã (em frente ao Habib’s)
04/06 – Posto de Saúde de Ubatiba
18/06 – CEU Mumbuca
25/06 – Flamengo (Bonanza)
Anteriormente, o projeto Maricá+Verde já distribuiu à população, gratuitamente, milhares de mudas de espécies típicas da Mata Atlântica no ano de 2018, além de ter realizado o reflorestamento de seis grandes áreas degradadas.
Enfim, conheça o Eco Museu Bertha Lutz no Espraiado – você vai gostar!