Armas

Posse de armas de fogo poderá ser liberado nos próximos dias

Compartilhe essa matéria:

Decreto que flexibiliza armas

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que na próxima semana o decreto que flexibiliza a posse de armas de fogo deve estar pronto. Antes de tudo, o assunto foi tratado pelo presidente Jair Bolsonaro durante reunião ministerial na manhã dessa terça-feira (08) no Palácio do Planalto.

“Na reunião o presidente chamou a atenção para algo muito importante. A saber, aqueles compromissos de campanha que ele assumiu nas ruas do Brasil. Desse modo, nós, os ministros, tínhamos a tarefa de materializar. Então, o primeiro que está sendo materializado é a questão da posse de armas. O que é algo muito importante, na avaliação do presidente”, destacou.

Segundo Onyx, o assunto está sendo tratado com o ministro da Justiça e Segurança, Sergio Moro. O decreto diz respeito à posse de arma de fogo. No texto será esclarecido que se trata de “posse”, a saber, permite ao cidadão ter a arma em casa. Certamente, também no local de trabalho. Já o porte diz respeito à circulação com arma de fogo fora de casa ou do trabalho.

Com efeito, na semana passada, em entrevista ao SBT, Jair Bolsonaro disse que o decreto vai tirar a “subjetividade” do Estatuto do Desarmamento. De acordo com o presidente, uma das ideias é comprovar a efetiva necessidade. Por certo, com base em estatísticas de mortes por armas de fogo. Assim, moradores de locais com altos índices de mortalidade teriam mais facilidade em adquirir armas.

 

Continua após publicidade

O Estatuto do Desarmamento

Estatuto do Desarmamento é uma lei federal derivada do projeto de lei nº 292 (PL 1555/2003), de autoria do então senador Gerson Camata (MDB/ES), que entrou em vigor no dia seguinte à sanção do então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 23 de dezembro de 2003. 

Enfim, veja também:

Órgãos federais terão caixas pretas abertas, diz Bolsonaro

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria:

2 thoughts on “Posse de armas de fogo poderá ser liberado nos próximos dias

Comments are closed.