Outubro de 04 a 06/10

Outubro de 04 a 06/10 – Arte e Cultura em Maricá

Compartilhe essa matéria:

Outubro de 04 a 06/10 – Arte e Cultura em Maricá

Neste final de semana, outubro de 04 a 06/10, acontecerá a terceira Mostra do Filme Marginal onde serão exibidos filmes de produtoras independentes no CEU, Centro de Esportes Unificados. Por isso, venha conferir estes filmes que não terão espaço no grande mercado, mas que possuem o seu valor e que foram realizados com muita dedicação. Assim, você estará ajudando as produtoras independentes e tendo acesso à cultura.

Nas Lonas Culturais acontecerão nesta semana, outubro de 04 a 06/10, uma homenagem à cantora Marina Lima. Então, as Lonas Culturais de Inoã e Itaipuaçu receberão o projeto Sala Cult que retratará esta homenagem. Já na Praça Orlando de Barros Pimentel acontecerá de 04 a 06/10 uma Exposição de Orquídeas. A saber, esta exposição conta com o apoio da Secretaria de Cultura através da Maricá Mostra Cultura. Então, dê uma conferida na programação de Arte e Cultura e partiu se divertir!

 

3ª Mostra do Filme Marginal – Outubro de 04 a 06/10

Outubro de 04 a 06/10

Antes de mais nada, neste final de semana acontecerá a 3ª Mostra do Filme Marginal. Assim, com suas mostras anteriores tendo sido realizadas no Rio e em Savaldor, esta é a primeira vez que a mostra chega a Maricá. A saber, nesta mostra serão exibidos filmes de produtoras independentes que estão por fora do grande circuito. E, por isso, são ditas “marginais”.

A 3ª Mostra do Filme Marginal acontece de sexta a domingo, de 04 a 06/10, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Participam da mostra filmes com um panorama especial das mais variadas estéticas e temáticas, tendo em comum conteúdo crítico e reflexivo sobre questões sociais, numa mostra que vem se consolidando por sua qualidade audiovisual. Então, para ter acesso a programação da mostra é só acessar aqui e conferir a programação de cada dia.

O CEU, Centro de Artes e Esportes Unificados, fica situado na Rodovia Amaral Peixoto, s/n, Km 27,5, Mumbuca. O evento é gratuito e é só conferir a classificação do filme e vir assistir.

 

Lona Cultural de Itaipuaçu – outubro de 04 a 06/10

Outubro de 04 a 06/10
Banda Cult homenageia a cantora Marina Lima na Lona Cultural de Itaipuaçu

Neste sexta-feira, 04/10, a Lona Cultural de Itaipuaçu recebe o projeto Sala Cult. Sendo assim, o projeto Sala Cult através do show “Virgem” irá homenagear a cantora Marina Lima interpretando repertório selecionado. Então, estarão entre as canções selecionadas: Admito que Perdi, Uma Noite e Meia e Fullgás. Por isso, se você curte Marina Lima, irá vibrar na mesma sintonia dessa virginiana que mais emplacou sucessos nas rádios nos anos 80 e 90. O evento é gratuito, acontecerá às 19:00h e a classificação é livre. O show terá a participação especial da cantora Jô Borges e do Guitarrista Alexandre Bug. A Lona Cultural de Itaipuaçu fica situada na Rua 36, esquina com Avenida Um.

 

Lona Cultural Professor Luiz Carlos Viegas – outubro de 04 a 06/10

Outubro de 04 a 06/10
Banda Cult homenageia a Cantora Marina Lima na Lona de Inoã

O projeto Sala Cult continua apresentando a homenagem a cantora Marina Lima. Por isso, no sábado, 05/10, será a vez do projeto ser apresentado na Lona Cultural Professor Luiz Carlos Viegas. Então, através do show “Virgem” você poderá curtir as músicas das décadas de 80 e 90 que até hoje você cantarola junto quando ouve, como é o caso da música À Francesa. Estarão também em seu repertório as canções Admito que Perdi, Uma Noite e Meia e Fullgás. O evento é gratuito e a classificação é livre. A Lona Cultural Professor Luiz Carlos Viegas fica situada na Rua Piratini, s/n, loteamento Lyz Maria, em Inoã.

 

Exposição de Orquídeas na Praça Orlando de Barros Pimentel – outubro de 04 a 06/10

Outubro de 04 a 06/10

Neste final de semana, de 4 a 6 de outubro, acontecerá a Exposição de Orquídeas na Praça Orlando de Barros Pimentel. Sendo assim, além das orquídeas, farão parte da exposição vários tipos de plantas, como: bromélias; bonsais; rosas do deserto; lavanda e antúrios.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura através da Maricá Mostra Cultura, com stands de arte e artesanato. A exposição acontecerá das 09:00 às 22:00 h. E, além da exposição, quem quiser pode participar também da oficina gratuita de PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e para cultivo de orquídeas. No sábado, 05/10, a oficina de PANC acontece às 10:00 h; e a oficina de cultivo de orquídeas, às 15:00 h. Já no domingo, 06/10, a oficina de cultivo de orquídeas acontece às 10:00 h; e a oficina de PANC acontece às 15:00.

Venha conferir a exposição e se quiser aprender um pouco sobre o assunto nas oficinas.

 

Semana passada – Seminário Prática e Vivências: Griots na Arte de Afroencantar

Outubro de 04 a 06/10

Gostaria de ressaltar um evento de Arte que aconteceu no final da semana passada, no dia 28/09, na Lona Cultural Marielle Franco, na Barra de Maricá, o Seminário Práticas e Vivências: Griots na Arte de Afroencantar.

O encontro foi promovido pelo Espaço Afrosustentável Samalumà é um espaço de gestão participativa/colaborativa e economia solidária de referência afrocentrada para crianças, jovens, homens e mulheres negras no Município de Maricá.

O propósito do encontro foi dialogar sobre as possibilidades vivenciais, educacionais e de transformação social a partir de uma epistemologia de raízes africanas para fortalecimento da identidade negra. Através das narrativas de histórias literárias ou vividas são possíveis movimentos pedagógicos singulares de reconexão de afetos, para que através do fazer comunitário, de modo circular, coparticipem: práticas, escrevivências, religiosidades, saberes da História e Cultura africanas, como forma de enfrentamento aos males do racismo.

Então, quem quiser saber um pouco mais sobre o assunto e só ir conhecer o Espaço Afrosustentável Samalumà. Ele fica situado na Rua Vereador Sabino da Costa, lote 1, casa 49, em Araçatiba, Maricá. Assim, você também pode entrar em contato com eles através do facebook clicando aqui.  

 
 

Enfim, veja também: Expo Mães e Amigas de Maricá nos dias 04 e 05/10

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: