Bicicletas vermelhinhas não funcionarão no final de semana em Maricá

Compartilhe essa matéria:

Bicicletas vermelhinhas não funcionarão no final de semana

 

A Prefeitura de Maricá, através da Empresa Pública de Transportes (EPT), vai suspender, neste final de semana (27 e 28/03), o funcionamento das bicicletas gratuitas — as vermelhinhas — em todas as estações da cidade. A decisão faz parte do conjunto de medidas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus anunciadas na terça-feira (23/03) pelo prefeito Fabiano Hortas, nas redes sociais da Prefeitura., e visa diminuir a circulação de pessoas nas ruas do município.

 

 

Na sexta-feira (26), ao final do horário de circulação das vermelhinhas, por volta das 22 horas, todas as bicicletas serão recolhidas nas 10 estações, uma forma de simbolizar a importância da medida e estimular a população a manter o distanciamento social.

 

Segundo o presidente da EPT, Celso Haddad, a decisão é de extrema importância em um momento de aumento nos casos de Covid-19 em todo o país e novas suspensões podem ser feitas nas próximas semanas.

 

“Tomamos a decisão de suspender a circulação das bikes vermelhinhas neste final de semana para preservar o distanciamento social entre as pessoas e evitar a formação de aglomerações nas localidades em que estão presentes as estações. Nesses dias, os serviços não essenciais estarão fechados e essa é mais uma medida para evitar que as pessoas saiam às ruas desnecessariamente”, destacou Celso Haddad.

 

Segundo Haddad, na próxima semana será analisado o efeito da medida.

“Avaliaremos o impacto da suspensão desta semana para estudar a aplicação de medidas similares nas próximas semanas. Estamos, inclusive, analisando uma possível nova suspensão do serviço para a próxima semana, entre a quinta-feira (01/04) e o domingo (04/04), para evitar a circulação de pessoas em Maricá no feriado da Páscoa”, completou o presidente da EPT.

 

As bicicletas compartilhadas vermelhinhas começaram a circular no dia 09/03, nas cinco primeiras estações na região central da cidade. Atualmente, o serviço conta com 10 estações em funcionamento: Praça de Itapeba, Centro de Esportes Unificados (CEU), Mumbuca, Rodoviária, Prefeitura, Fórum, Praça de Araçatiba, Boqueirão I, Boqueirão II e Boqueirão III.

 

Para utilizar as bikes, é necessário baixar o aplicativo Vermelhinhas EPT, disponível para smartphones Android e IOS. Após isso, é feito um cadastro no app, informando alguns dados pessoais e registrando um cartão de crédito como forma de segurança para retirar o passe de utilização gratuita. Mediante esse cadastro, a reserva e a retirada das bicicletas é realizada pelo próprio aplicativo, com limite de utilização diária de 1 hora nos dias úteis e 2 horas aos fins de semana.

 

 

Foto – Marcos Fabrício 

Por Francisco Carvalho

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: