urbanização jaconé

Urbanização em andamento no município

Compartilhe essa matéria:

O município de Maricá continua em seu processo de urbanização e remodelação. Da restauração de nosso patrimônio histórico; a saber, Casa de Cultura,  e a remodelação da Praça Orlando de Barros Pimentel. Do mesmo modo, os distritos estão se tornando cada dia mais um orgulho para o seu morador.

 

Revitalização no Centro de Maricá

 

A obra de revitalização da Praça Orlando de Barros Pimentel, a principal do Centro de Maricá, foi oficialmente iniciada pela Prefeitura nesta segunda-feira (10/02) com a demolição do anfiteatro, que ficava na esquina das ruas Domício da Gama e Almeida Fagundes. Equipes da Prefeitura utilizaram uma máquina retroescavadeira para pôr abaixo a estrutura erguida em 2007. Em seguida, começou a retirada do entulho do local. O próximo passo será o desmonte da antiga Casa Digital (onde funcionava a Casa do Passaporte Universitário), que deverá ser realocada.

Além disso, estão previstos na remodelação a instalação de novas luminárias, aparelhos de ginástica e piso de granito em duas tonalidades. A área infantil também ganhará brinquedos para pessoas com deficiência. O investimento na revitalização é de R$ 6,6 milhões.

 

Urbanização em Jaconé

 

A obra que vem urbanizando a orla da parte maricaense do bairro de Jaconé há pouco mais de um ano está bem perto da conclusão. A confecção do calçadão e da ciclovia se aproxima da altura da Rua 60, sendo que o limite com a vizinha Saquarema fica na Rua 57. Além disso, a parte de drenagem já foi concluída até este ponto. E , na sexta-feira (07/02), uma das equipes que atuam no local aplicaram asfalto em um trecho da ciclovia. A intervenção tem conclusão prevista para março.

Quando chegar à Rua 57, a intervenção no local terá uma extensão total de quatro quilômetros. As calçadas no lado da praia terão uma largura de 3 metros e um reforço de estrutura para conter possíveis ressacas do mar. Enfim, o projeto contempla ainda baias para pontos de ônibus, vagas de estacionamento e iluminação, além da acessibilidade, tendo o leito da avenida uma largura de 8 metros

 

Em Itaipuaçu

 

A urbanização da orla de Itaipuaçu passa por uma nova etapa desde 05/02. O trabalho se concentra no entorno da Avenida Zumbi dos Palmares e operários preparam o piso aplicando a chamada manta geo-têxtil, que deixa mais rígida a base do solo arenoso do local. Além disso, o trecho começa também a receber mais peças das ‘estacas-prancha’, que compõem o novo calçadão e servem de contenção para as ondas em caso de ressaca.

 

No total, são quase R$ 140 milhões em investimentos para urbanização de toda a orla de Itaipuaçu, que conta com oito quilômetros de extensão na Avenida Litorânea, mais oito quilômetros na Rua 37, além de 153 ruas transversais, com cerca de 150 metros cada uma. Enfim, a via principal terá cerca de 8 metros de largura, sendo o calçadão com 4,5 metros e uma ciclovia (esta com 2,30 metros de largura), além da iluminação.

 

 

Na Gamboa/Caju, Ponta Negra:

 

Também foram  iniciadas no final de janeiro  melhorias em duas importantes vias entre as lagoas e a região rural. De fato, em pontos diferentes das antigas estradas da Gamboa e do Caju (esta com o nome de Otacílio Francisco da Costa). Nos locais estão sendo instaladas redes de drenagem que serão seguidas de pavimentação.

Na Gamboa as manilhas são de 400 milímetros e terão uma extensão de 1.200 metros. Entretanto, na outra via (que corta parte do bairro de Pindobal até a Avenida Antônio Callado) a rede será composta por peças de 800 milímetros de diâmetro. Assim, a rede será instalada em toda a sua extensão de aproximadamente três quilômetros. Nesta última, o trecho próximo à avenida está recebendo peças de meio-fio.

 

Foto Destaque: Orla de Jaconé, de Marcos Fabrício

 

Enfim, veja a restauração da Casa de Cultura.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: