Turismo rural

Turismo Rural – Maricá e Nova Friburgo unidos

Compartilhe essa matéria:

Maricá visita, pela segunda vez, Nova Friburgo a fim de fortalecer o turismo rural

Na última semana, a Secretaria Municipal de Agricultura de Maricá visitou Nova Friburgo visando o fortalecimento do  turismo rural entre os dois municípios. Esta é a segunda vez que a comitiva da Prefeitura de Maricá se reúne em solo friburguense para estreitar as relações.

Desta vez, a equipe maricaense, liderada pela coordenadora do projeto Agricultura Familiar, Franciele Ribeiro Teixeira, foi conhecer o potencial turístico e sócioeconômico das regiões: de São Lourenço, no distrito de Campo do Coelho e; de Vargem Alta, no distrito de São Pedro da Serra. O secretário de Agricultura de Maricá, Júlio Carolino, também esteve presente. Eles foram recepcionados pelo secretário de Agricultura de Nova Friburgo, José Adilso Medeiros.

De acordo com o secretário José Adilso, que já esteve em Maricá participando do intercâmbio, o turismo rural é muito importante e comum às duas cidades. Por isso, é necessário ver como funciona o setor agrícola dos dois municípios, trocar experiências e colher frutos nesse setor.

No encontro, Franciele, coordenadora do projeto, falou a respeito do seu trabalho. Ela é responsável pelo cadastramento dos agricultores familiares, que fornecem a merenda escolar para a rede municipal. Em contrapartida a prefeitura é responsável pela manutenção de caminhões e documentação fiscal, entre outros detalhes.

Desde o ano passado em funcionamento, a Prefeitura de Maricá preserva uma fazenda agroecológica, que também será destinada ao turismo rural. Além de possuir uma casa de farinha, uma queijaria e um restaurante em parceria com o Sebrae e o Senac.

Segundo Franciele, a intenção é fazer com que, no futuro, as famílias de agricultores de Maricá sejam incorporadas na área de produção dessa fazenda, recebendo todo o suporte técnico necessário. Numa primeira fase, já foram colhidas dez toneladas de melancia e oito mil quilos de abóbora, além de aipim.

Mostra Intertur de Turismo & Negócios – Maricá recebe Nova Friburgo

Em junho desse ano, em Maricá, ocorreu a “Mostra Intertur de Turismo & Negócios – Maricá recebe Nova Friburgo”. O evento foi realizado em dois dias. Sendo o primeiro, uma apresentação da parceria entre os municípios de Maricá e Nova Friburgo, no Cine Henfil.

Na ocasião, estiveram presentes os prefeitos dos municípios de Maricá e Nova Friburgo, respectivamente, Fabiano Horta e Renato Bravo; Marco Navega, presidente da Federação dos Conventions & Visitors Bureaux RJ; a deputada estadual, Zeidan. Também compareceu José Alexandre Almeida, coordenador de Projetos da FC&VB-RJ.

Portanto, foi apresentada a importância da integração, tanto no campo físico como no virtual para o turismo em comum e para o empreendedorismo. Consequentemente, foi listada a futura integração do transporte público, a saber; linha de ônibus ligando os  dois município. O que, em suma, possibilitará um maior intercâmbio no cotidiano das cidades envolvidas. Além de anunciar o lançamento de um guia comercial em comum, inédito no Brasil. Uma plataforma integrada entre os dois municípios, onde os turistas obterão descontos nos estabelecimentos conveniados.

Assim sendo, em conversa com a M1News, os prefeitos Fabiano Horta e Renato Bravo falaram da importância dessa parceria entre os municípios de Maricá e Nova Friburgo.

Mas, no segundo dia, a “Mostra Intertur de Turismo & Negócios – Maricá recebe Nova Friburgo” apresentou na Praça Orlando de Baros Pimentel, um pouco do que é produzido naquele município. Foram reunidos 18 stands de Nova Friburgo, e o Banco Mumbuca. E, desse modo, Nova Friburgo apresentou suas belezas à Maricá.

Além das tradicionais roupas íntimas, ponto forte da indústria da cidade serrana, degustação e comercialização de produto, a saber; mel, guaraná, pães, bolos, salgadinhos, doces em compotas, biscoitos, geleias, comida de boteco, queijos, chocolates e cerveja.

 

Enfim, veja também: Bondosa terra de Maricá pelas lentes da M1News

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: