Espraiado de Portas Abertas

Tradição e preservação são destaques do Espraiado de Portas Abertas

Compartilhe essa matéria:

Quarta edição do Espraiado de Portas Abertas

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, realizou no domingo (09/10) a quarta edição do Espraiado de Portas Abertas, que teve como prato principal o aipim e suas variações. Após duas edições realizadas no sábado e no domingo, o evento voltou a ocorrer em apenas um dia. Além da degustação do legume e dos shows nos restaurantes e na Fazenda Pública Joaquín Piñero, o público pode também visitar a sede das Unidades de Conservação do município, onde projetos ambientais foram apresentados ao público visitante.

 

 

O pequeno Vítor, de 6 anos, ouviu atentamente a explicação da equipe do Plano de Monitoramento das Praias da Bacia de Santos, mantido pela Petrobras e que inclui projetos como Uçá (que acompanha crustáceos) e Aruanã (responsável por tartarugas marinhas). Foram mostrados esqueletos de espécies de pássaros e mamíferos típicos da região.

 

 

“Aprendi que não pode jogar lixo nas águas porque faz mal a esses animais”, relatou o menino, que estava acompanhado da mãe, a assistente social Camila Mello, de 35 anos. “É a primeira vez que venho e me chamou a atenção essa preocupação com a preservação do meio ambiente, que é preciso ensinar aos pequenos. É um lugar que está tão perto de nós e é preciso ampliar nosso conhecimento sobre ele e como conservar”, disse a moradora de Niterói.

 

 

Antigo frequentador do bairro rural Espraiado, o jornalista Hélvio Lessa saiu de Itaipuaçu com a esposa para conhecer o já tradicional evento.

 

 

“O que gosto é dessa coisa rústica que tem aqui, e hoje o cardápio também agrada. O acesso também melhorou e isso ajuda muito a valorizar o bairro. Viemos para aproveitar tudo o que for possível”, afirmou ele.

 

 

 A última edição do Espraiado de Portas Abertas em 2022 está marcada para o dia 4 de dezembro e terá como tema o Natal Rural Mágico, cujo prato servido será o pernil à moda da roça.

 

 

Foto: Sérgio Renato

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: