Terminal de Ponta Negra – obra do porto está próxima de ser liberada
Aguarda-se para breve a liberação para obra do Porto de Jaconé
De fato, o Terminal de Ponta Negra está prestes a se tornar realidade. Assista aqui a entrevista da M1News com Igor Sardinha que nos revela pontos importantes sobre o Porto de Jaconé.
Esperanças renovadas para a licença de instalação do Terminal de Ponta Negra
Com efeito, foram renovadas as esperanças referentes ao empreendimento da construção do Terminal de Ponta Negra. Antes de mais nada, o projeto do Terminal de Ponta Negra está muito acima dos interesses de Maricá. Certamente, ele é de importância estratégica para o Brasil, além de ser o maior empreendimento privado para o país para os próximos anos.
Embora o Terminal de Ponta Negra seja de grande importância, sua obra foi suspensa em razão das beachrocks existentes na praia de Jaconé.
Apesar de Inea, Iphan, Departamento de Recursos Minerais (DRM) terem dado parecer favorável pelo prosseguimento, o Ministério Público manteve-se irredutível. Entretanto com o redimensionamento do projeto inicial, a aprovação tornou-se possível.
Um fato importante é que A DTA reduziu o projeto, e desse modo, as beachrocks não serão prejudicadas. A princípio, o projeto inicial do porto constava estaleiro, atividade de óleo gás e armazenamento de container. Todavia, com seu redimensionamento ficou reduzido ao porto e a atividade de óleo gás.
Bem, ainda assim, mesmo com o proposta reduzida da ordem de 5,2 bilhões para 2,7 bilhões de reais, será um dos maiores investimentos privados previsto para o país.
Enfim, decisões judiciais favoráveis foram determinadas pela 3ª Vara Federal de Niterói (RJ) visto redimensionamento do projeto apresentado pela DTA Engenharia.
Expectativas para o início das obras e das atividades portuárias
Veja aqui na segunda parte de nossa entrevista:
Neste momento, Igor Sardinha responde a questão quanto a expectativa para início das obras e, principalmente, início das atividades portuárias.
Fala também sobre a primeira fase de geração de emprego, e do mesmo modo fala sobre o programa de qualificação profissional para a mão de obra que será necessária após a conclusão da obra.
Ora, ressaltaremos a mensagem principal do secretário de Industria e Portuária. Que, dessa forma, Maricá será uma cidade dentro da economia do mercado de petróleo. Posto que será uma cidade atrativa para as empresas prestadoras de serviço e para as empresas da indústria do petróleo. Isso devido não somente ao porto e aeroporto, mas, também pela proximidade com o Comperj e com os campos do pré-sal.
Veja também:
===> Maricá reúne indústria, comércio e serviço no Encontro de Negócios
===> Empresários de petróleo, gás e demais setores se reunem em Maricá num Encontro de Negócios
One thought on “Terminal de Ponta Negra – obra do porto está próxima de ser liberada”
Comments are closed.