arroz

Sobrou arroz? Aprenda a deliciosa receita com ovos, ora-pro-nobis e abobrinha

Compartilhe essa matéria:

Além de evitar desperdício, a dica fica pronta em apenas 5 minutos

O Comida de Verdade da semana ensina a aproveitar o arroz, o grão “queridinho” da cozinheira Letícia Massula.

 

 

“E arroz bom, desses orgânicos, de safra recorde, a gente não perde nenhum grão. O que sobra a gente sempre reaproveita em mil receitas deliciosas”, salienta a chef.

 

Um exemplo desse reaproveitamento de arroz indicado pela Cozinha da Matilde junta ovos com outros ingredientes comuns que ficam na geladeira.

 

 

“É uma espécie de carbonara de arroz, mas sem o bacon ou panceta, que também podem ser usados, mas eu prefiro essa opção vegetariana que arremato com abobrinha batida e ora-pro-nobis.

 

Ingredientes

 

– 2 xicaras de arroz dormido;
– 3 colheres (sopa) de manteiga;
– 1 punhado de talo de cebolinha laminado;
–  ½ xícara de água;
– 1 abobrinha batidinha ou ralada;
– 1 xícara de folhas de ora-pro-nobis (pode ser substituído por espinafre, escarola, rúcula ou a folha que você tiver);
– ½ xicara de queijo ralado;
– 2 a 3 ovos;
– 1 punhado de cebolinha verde;
– para finalizar, sal, pimenta do reino e pimenta seca à gosto

 

Modo de fazer

 

Solte bem o arroz com as mãos, evitando grumos. Sue os talos de cebolinha na manteiga com uma pitada de sal. Junte o arroz e misture bem, deixando ele aquecer. Junte a água, misture bem, abaixe o fogo e deixe dois minutos tampado pra hidratar e amaciar os grãos.

 

Junte a abobrinha e as folhas de ora-pro-nobis, misture bem, ajuste o sal e tempere com as pimentas. Junte os ovos batidos e apague o fogo, misturando bem os ovos ao arroz, cozinhando-os no calor residual, formando um arroz cremoso. Junte o queijo, misturando. Passe para o prato e finalize com a cebolinha e mais pimenta seca se for do seu gosto.

 

Dicas

 

Congelar arroz: é possível congelar as sobras de arroz para fazer essa e outras receitas de reaproveitamento. Para usar basta deixar descongelar na geladeira.

 

Arroz na geladeira: vou repetir essa dica porque é importante: nunca deixe arroz fora da geladeira, o que não consumir guarde na geladeira ou congele. O arroz perece muito rápido em temperatura ambiente.

 

Água e calor para amaciar o grão: o arroz agulhinha longo, quando esfria. endurece. Assim, sempre que for reaproveitar o arroz, é importante aquecer e juntar um pouco de água para o grão voltar a ficar macio.

 

Abobrinha batida: para dar um toque especial ao arroz, podemos juntar abobrinha batida, igual se fazia antigamente, na mão, batendo com a faca. Você pode ralar – e no lugar da abobrinha pode usar o que tiver na geladeira, a ideia é aproveitar tudo!

 

Ora-pro-nobis: para quem não conhece, essa folhinha é uma Planta Alimentícia Não-convencional (PANC), muito rica em ferro e muito usada na culinária mineira.

 

 

Ovo – apaga o fogo: a dica de ouro dessa receita é apagar o fogo assim que juntar os ovos, que devem cozinhar no calor residual, ao serem misturados, resultando em um arroz cremoso… ai junta queijo, cebolinha e está pronto!

 

Sobras: é só fritar as colheradas de arroz no dia seguinte, e o reaproveitamento pode ser feito em bolinhos.

 

 

Foto: Bem Viver na TV

Fonte: Brasil de Fato

Edição: Daniel Lamir

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: