Praça Agroecológica Emilton Santos

Segunda colheita na Praça Agroecológica nesta sexta-feira

Compartilhe essa matéria:

Segunda colheita na Praça Agroecológica 

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, realiza nesta sexta-feira (11/09), às 9h, a segunda colheita na praça agroecológica em Araçatiba. Entre os produtos estão alface, cebolinha, mostarda e tomate cereja que serão distribuídos para a população local.

o primeiro espaço agroecológico de Maricá foi entregue à população em 14/08. A Praça Emilton Santos possui 36 canteiros, sendo um voltado para portadores de deficiência, onde estão plantadas desde hortaliças até plantas medicinais, ornamentais e aromáticas, tudo com um sistema de irrigação por gotejamento. Sobretudo, o  canteiro voltado para pessoas portadoras de deficiência, segundo os arquitetos responsáveis, foi  inspirado em exemplos de espaços semelhantes em outras partes do mundo.

No centro do local, que tem cerca de 2 mil metros quadrados, agrônomos e técnicos agrícolas fornecem instruções a quem visitar e quiser levar mudas para casa.

A saber, a praça é um exemplo de como espaços de pequeno plantio como este podem ser criados na casa das pessoas. De fato, é uma maneira de ensinar à população que espaços assim se tornam viáveis mesmo em casa. E, em Maricá, isso se torna fácil porque nossa terra é muito produtiva. ou seja, é possível trazer o campo para a cidade através dessa roça urbana.

A primeira colheita da Praça Agroecológica Emilton Santos, em Araçatiba foi realizada no dia 28/08. Com efeito, na inauguração, em 14/08, foram plantadas muitas mudinhas, mas algumas já tinham cerca de 15 dias, ou seja, uma “meia vida”. Como a colheita deve ser realizada entre 30 e 40 dias, alguns alfaces já estão prontos para serem retirados e consumidos. Apenas estes, serão recolhidos. Outras mudas, crescerão um pouco mais.

Por se tratar de uma quantidade pequena, a distribuição será feita no próprio local para os moradores que passarem.

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: