735 certificados do Qualifica Maricá

Secretaria de Trabalho e ICTIM entregam 735 certificados do Qualifica Maricá

Compartilhe essa matéria:

Entrega de 735 certificados do Qualifica Maricá

A Prefeitura de Maricá entregou na quinta-feira (03/11) certificados dos 735 alunos que participaram do segundo ciclo do programa Qualifica Maricá. O programa oferece dez cursos gratuitos e são realizados nos polos de qualificação profissional do Condado, Inoã, Itaipuaçu e Centro. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Trabalho com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). A cerimônia foi realizada no Centro de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca da Fontoura, no Centro.

 

O presidente do ICTIM, Celso Pansera, destacou as oportunidades que serão geradas no município nos próximos anos e que os moradores precisam estar qualificados para o mercado de trabalho.

 

“Maricá vai passar por um processo de modernização. Estão sendo instaladas uma fábrica de comida vegana, a Tomates do Brasil, com produção de tomates e pepino, além do Porto de Jaconé e do complexo turístico Maraey, que vão gerar muitas vagas. Então é fundamental qualificar a população do município”, afirmou Pansera.

 

O secretário de Trabalho, Marcus Bambam, falou sobre a importância do Programa Qualifica Maricá para a população da cidade.

 

 

“O conhecimento é a maior riqueza que vocês têm e a busca pelo saber é essencial para a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho”, disse.

 

Entre os formandos, Alex Fonseca, de 54 anos, recebeu o certificado do curso de Alvenaria e já começou mais um curso, o de Eletricista, que ele considera ser fundamental para buscar uma oportunidade no setor.

 

“O curso superou todas as minhas expectativas. Não sabia pegar uma colher de pedreiro e hoje consigo levantar uma parede. Hoje me sinto capacitado para fazer qualquer trabalho na área de alvenaria. Agora estou me dedicando ao curso de eletricista e já consegui alguns serviços em casas de parentes”, afirmou Alex, que mora em Inoã.

 

Morador de Itaipuaçu, Renato Santana, de 33 anos, trabalha com construção civil e fez o curso de gesseiro para ampliar sua qualificação.

 

 

“O curso é muito bom e dinâmico. Aprendi técnicas do gesso em 3D e da sanca (modelagem com bordas de gesso) e agora posso oferecer esse serviço”, disse Renato.

Qualifica Maricá

No primeiro ciclo do Qualifica Maricá, em março, foram sorteados 1.150 moradores entre os 4.800 inscritos. Os dez cursos oferecidos são de Assistente de Recursos Humanos, Camareira em Meios de Hospedagem, Eletricista Instalador Predial, Mecânico em motocicletas, Operador de Computador, Pedreiro de Alvenaria, Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Formação Inicial em Gesseiro e Instalador Hidráulico Residencial.

 

Os inscritos são sempre sorteados para preencher as turmas, cada uma com 25 vagas, obedecendo cada chamamento. Entre os cursos mais procurados, na área administrativa o destaque é para Assistente Administrativo e Assistente de Logística. Na área do empreendedorismo, os destaques foram os cursos de Instalador de Drywall e Eletricista Instalador Predial.

 

Foto: Anselmo Mourão

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: