Sábado Agroecológico

Sábado Agroecológico antecipa comemoração pelo Dia das Crianças

Compartilhe essa matéria:

Sábado Agroecológico com tema especial do Dia das Crianças

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SECAPP), realizou mais uma edição do Sábado Agroecológico nessa manhã (01/10), na Praça Emilton Santos, em Araçatiba. Com tema especial do Dia das Crianças, comemorado em 12/10, a programação contou com expositores de produtos caseiros, veganos, hortifrutis, massas, bebidas e artesanatos, além de palestras com especialistas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Na tenda ao lado da feira, os professores Abboud e João Araújo, da UFRRJ, e o agrônomo Leandro Miranda falaram sobre produção de mudas. Na abertura, Abboud fez uma apresentação do projeto Inova Agroecologia Maricá. Em seguida, João abordou os diversos tipos propagativos e vantagens da utilização de mudas propagadas para o desenvolvimento do sistema produtivo. Após a teoria, Leandro comandou uma oficina prática sobre os métodos propagativos.

Além de aproveitar os tradicionais produtos da feira, quem esteve no evento também pode trocar figurinhas da Copa do Mundo. A secretaria montou uma barraca exclusiva para as trocas que reuniu crianças e adultos.

Visitantes colheram frutas na Praça Agroecológica

A moradora da Gamboa, Viviane Soares da Silva, de 46 anos, foi conhecer a feira e aproveitou para comprar geleias e massas artesanais.

 

“Gostei muito e vou voltar outras vezes. Estou levando geleias e quero ver também queijos e pães integrais”, disse Viviane.

Quem também aproveitou a manhã de sol para levar a família foi Teresinha Jordão, de 66 anos, moradora da Barra de Maricá e que estava acompanhada dos netos. Ela contou que as netas comeram amoras colhidas na Praça Agroecológica de Araçatiba e os netos foram trocar figurinhas da Copa do Mundo.

“Estou feliz por levar plantas que adoro e por trazer os meus netos nesse programa familiar. Eles moram no Rio de Janeiro e aproveitei para trazê-los aqui porque seria interessante ter esse contato com a natureza, comer frutas na horta. Foi muito bom”, afirmou Teresinha.

Uma das netas, Alice Moreira, de 9 anos, também aprovou a feira.

 

“Achei muito bonito e estou levando pulseiras e sabão coloridos de frutinhas”, disse Alice.

 

Foto: Katito Carvalho

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: