Roda de conversa aleitamento materno

Roda de conversa online sobre aleitamento materno para gestantes, parceiros e profissionais da rede

Compartilhe essa matéria:

Roda de conversa sobre aleitamento materno

Acontece nesta quinta-feira (05/08), às 10h, a roda de conversa online “Aleitamento Materno e Saúde” (05/08), idealizada pela Atenção Primária à Saúde de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O encontro tem a finalidade de fortalecer o vínculo entre a gestante, seu parceiro e os profissionais da saúde da rede municipal de saúde, além de propiciar conversas sobre temas importantes na gestação. A ação faz parte da campanha Agosto Dourado – dedicada ao incentivo ao aleitamento materno – e das propostas da linha de cuidados materno-infantil do Plano Municipal de Saúde em convergência com a Política Nacional de Humanização (PNH).

 

 

A abertura será feita por Marcia Antonio, assistente social e integrante da equipe da Saúde da Mulher. As palestrantes serão Ana Christina Escrivães, pediatra atuando no Programa de Atenção à Saúde Integral da Criança e Adolescente (PAISCA); e Suzane Agrizzi, fonoaudióloga, atuando na SMS de Maricá na área de Aleitamento Materno; com colaboração de José Mario Faria dos Santos. Médico ginecologista atuando no Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM). O encontro tem duração média de 1h30.

 

 

No aspecto fonoaudiológico, ressalta-se a importância da amamentação para o desenvolvimento harmonioso das estruturas orais e de face, pois favorece as funções: respiração, deglutição, mastigação, fala e linguagem.

 

 

“Além da própria nutriz, toda a sociedade precisa saber o porquê é importante amamentar, pois a mãe que amamenta precisa ser apoiada pelo parceiro, avó, amigos, vizinhos, pois todos fazem parte de uma rede de apoio para desmistificar e incentivar essa mãe a amamentar”, explica a fonoaudióloga Suzane Agrizzi.

 

 

A mãe Bruna Lopes, de 25 anos, foi à Unidade de Saúde da Família Inoã II, acompanhada pelo marido Vinícius, de 29, e do filho mais velho Rafael, de 2, para levar o pequeno Ruan, com 11 dias, para tomar todas as vacinas necessárias ao bebê, como a BCG, e receber orientação sobre amamentação.

 

 

“Me interesso por esse tipo de conteúdo, saber mais sobre os cuidados com a minha saúde. Internet não é só para usar rede social. Acho muito importante esse trabalho ser online. Só fico em casa, desde o início da gestação, saindo apenas para o necessário. Ainda mais agora que ele nasceu, os cuidados redobraram. A amamentação segue normal, mas nunca é demais aprender”, comenta Bruna.

 

 

“Essa pandemia vem trazendo impactos para a vida da sociedade, exigindo dos profissionais de saúde a reorganização dos processos de trabalho. Os grupos online foram desenvolvidos com a finalidade de complementar o atendimento nas consultas; melhorar a adesão das gestantes às consultas de pré-natal, bem como estimular o envolvimento de seus parceiros no processo. Também diminuem a ansiedade e ampliam a visão sobre a gestação, potencializando suas práticas em saúde”, argumenta a coordenadora da Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde de Maricá, Shirley Linhares.

 

 

O próximo tema abordado online será “Higiene e Saúde Bucal na Gravidez” (02/09). As rodas de conversa compõem o Plano de Ação Municipal em Saúde de Maricá em convergência com a Política Nacional de Humanização – PNH (BRASIL, 2010).

 

 

Para ter acesso à roda de conversa “Aleitamento Materno e Saúde”, em 5/08, às 10h, basta clicar no link: https://bityli.com/Na9AO

 

Roda de conversa aleitamento materno

 

Foto: Marcos Fabrício

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: