Projeto Passaporte Universitário

Projeto Passaporte Universitário e Mumbuca do Futuro beneficiam estudantes de Maricá

Compartilhe essa matéria:

O projeto Passaporte Universitário e o projeto Mumbuca Futuro têm contribuído significativamente para a educação de Maricá. Ambos são de iniciativa da Prefeitura Municipal e auxiliam estudantes do ensino fundamental e médio, até a entrada na faculdade. Milhares de alunos já participam dos programas.

Assista a entrevista de Simone Boechat, da M1NewsTv, com Adriana Costa, secretária de Educação de Maricá. Veja as novidades que foram preparadas para o ano de 2020.

 

 

Projeto Passaporte Universitário

Criado pela Secretaria de Educação de Maricá, o Passaporte Universitário teve início no dia 11 de fevereiro de 2019. Seu objetivo é oferecer bolsas de estudo integrais para cursos de graduação. Para isso, são ofertadas vagas gratuitas em diversos cursos, em várias instituições de ensino particulares.
 
Para participar do projeto Passaporte Universitário, existem duas formas de ingresso. Uma é a bolsa social, para os candidatos que têm renda de até seis salários mínimos. A outra é a bolsa de excelência. Esta é destinada aos estudantes que obtiveram nota superior a 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, eles não devem ter tirado nota zero na redação do exame. Assim, uma grande quantidade de jovens que não possuem condições financeiras podem cursar a faculdade.

 

 

Projeto Mumbuca Futuro

Com início em 2018, o projeto é fruto de parceria entre as secretarias de Educação e de Economia Solidária de Maricá. No Mumbuca Futuro, a finalidade é incentivar a formação educacional dos estudantes, além de diminuir a evasão escolar. Dessa forma, são concedidos valores financeiros chamados de “Mumbuca” para serem investidos na educação dos participantes. Então, todos os meses eles recebem 50 Mumbucas, que equivalem a R$ 50, para compra de livros e material escolar.
Além disso, os alunos são beneficiados com R$ 1.200 ao final de cada ano letivo do ensino fundamental e médio. No entanto, eles devem obter aprovação escolar nos anos cursados. Ademais, o valor recebido deverá ser destinado à futura formação universitária do estudante, ou para abertura de um empreendimento dele.

 

Projeto Passaporte Universitário

 

O Mumbuca Futuro pretende fornecer aos adolescentes o subsídio necessário para sua carreira após a saída do ensino médio. São ministradas também aulas como economia solidária, empreendedorismo e cooperativismo. Para que um aluno participe do programa, o responsável deve realizar a inscrição na sede da Secretaria de Economia Solidária. O período de inscrição, bem como os documentos necessários, é divulgado por meio de edital.

Enfim, veja também:

 

Lei do Passaporte Universitário e novos programas

 

 

Mumbuca Futuro – alunos 9º ano rede municipal de Maricá

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: