Prefeitura recomenda que a população atualize o cartão do SUS nas Unidades de Saúde da Família

Compartilhe essa matéria:

Atualização é necessária em casos de mudanças de endereço, telefone ou dados incorretos, garantindo a continuidade dos atendimentos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da população atualizar os dados do Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como “cartão do SUS”, cadastro que é utilizado para atendimentos em serviços de toda a rede. Esse processo pode ser feito de segunda a sexta-feira na Unidade de Saúde da Família (USF) de referência do usuário, responsável por atender a região de moradia. Para isso, é preciso apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado e o cartão do SUS. No caso de crianças, a certidão de nascimento pode ser utilizada como documento de identificação.

A atualização é necessária para pessoas que mudaram de endereço, alteraram algum número telefônico ou possuem informações incorretas no cadastro do SUS. Essa ação é fundamental para que o morador siga acessando os serviços públicos de saúde, com identificação correta, inserção no território de atenção à saúde onde vive, além de ser contactado para diversos informes, como no caso de agendamentos de consultas ou procedimentos.

Caso o usuário ainda não seja cadastrado na USF de referência, ele também deve procurá-la munido dos documentos indicados acima para realizar o cadastro inicial, onde serão coletadas informações essenciais. Posteriormente, o agente comunitário de saúde responsável pela área onde vive fará uma visita domiciliar, comprovando o local de residência e validando o cadastro.

É importante lembrar que o cartão do SUS também pode ser acessado no aplicativo “Meu SUS Digital”, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Android e iOS. No app, é possível consultar várias informações úteis, como agendamentos nos serviços de saúde, histórico de vacinação, exames realizados e a relação de atendimentos. Além disso, é possível cadastrar alergias e contatos que poderão ser visualizados por profissionais de saúde em momentos específicos.

Serviço

Atualização do cartão do SUS

Local: na Unidade de Saúde da Família (USF) de referência

Quando: de segunda a sexta-feira, a partir das 8h

Documentos necessários: identidade (ou certidão de nascimento para crianças), CPF, comprovante de residência atualizado e o cartão do SUS

 
Foto: Anselmo Mourão

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: