funcionamento das unidades de saúde

Prefeitura inicia obras do consultório odontológico da Unidade de Saúde da Família Santa Paula

Compartilhe essa matéria:

Instalação do consultório odontológico da USF Santa Paula

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à instalação do consultório odontológico da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Paula, que será essencial para oferecer atendimentos qualificados aos 5.572 moradores cadastrados no local. Em vista da construção do novo espaço, a USF estará fechada de 10 a 23/10 para obras de readequação estrutural. Nesse período, a população será atendida normalmente pelas equipes na Igreja Batista do Calvário, que fica na Avenida João Manoel Ribeiro, lote 05, quadra 52, no bairro Spar.

 

Além disso, por conta das melhorias que vão ocorrer na unidade, os moradores que precisarem de curativos ou demais procedimentos similares serão atendidos diretamente em sus casas. Todos os usuários da USF estão sendo avisados sobre as necessárias alterações de atendimento pelos Agentes Comunitários de Saúde.

 

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, destacou a importância da USF Santa Paula por oferecer acolhimento à população do bairro e de outros no entorno, evitando deslocamentos até a região central do distrito de Inoã.

 

“É uma grande conquista podermos construir o consultório odontológico da Unidade de Saúde da Família de Santa Paula, uma região que vem crescendo e precisa da nossa contínua atenção. Após a reestruturação do espaço, teremos uma equipe de saúde bucal atuando no local, oferecendo atendimentos primordiais para a melhoria do bem-estar e levar mais qualidade de vida aos moradores”, destacou.

Unidade conta com equipe completa e qualificada

A USF Santa Paula é fundamental na região do terceiro distrito da cidade, assistindo à população do bairro de mesmo nome, do Spar e de Cassorotiba. Atualmente, 20 profissionais atuam no local, incluindo dois médicos, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem, nove agentes comunitários de saúde, um farmacêutico, um auxiliar de farmácia e dois assistentes administrativos.

 

A unidade foi inaugurada em 2017 em um espaço próximo à Escola Municipal Osdevaldo Marins da Mata, na Estrada de Cassorotiba. No local, são feitos diversos procedimentos, como atendimento médico, pré-natal, exames laboratoriais, vacinação, medicação, planejamento familiar, além de ações voltadas aos moradores com patologias específicas, como diabetes e hipertensão.

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: