praias vazias

Praias vazias, comércio vazio, no sábado e domingo em Maricá

Compartilhe essa matéria:

Fim de semana em Maricá foram dias de praias vazias e lojas também 

Primeiramente, as praias vazias; e os espaços de lazer e áreas de grande concentração de lojas da cidade também ficaram vazias durante todo o dia 21 e 22/03.

 
A maior parte do comércio e da população de Maricá atendeu ao apelo da Prefeitura nos primeiros dia de validade das restrições estabelecidas pelo Gabinete de Ação como prevenção ao coronavírus.
 

Apenas o comércio autorizado funcionou e alguns adotaram medidas extras de prevenção. No entorno da praça do Barroco, em Itaipuaçu, um dos mercados cujo funcionamento é permitido limitou o atendimento a cinco clientes por vez. Agentes da Guarda Municipal orientaram os estabelecimentos proibidos a não abrirem mostrando o decreto promulgado no dia 20/03.

Em todo o bairro, a maior parte não abriu e as que insistiram em funcionar foram fechando aos poucos ao tomarem ciência das medidas.

 

“Estou me protegendo desse vírus o máximo que posso”, afirmou dona Imaculada Aparecida, de 75 anos, enquanto ia ao mercado na Praça do Barroco, em Itaipuaçu. “Vim para a casa do meu filho porque moro em Nova Iguaçu e lá o risco é maior”, contou ela.

 

Robson Luiz, de 50 anos, morador do Jardim Atlântico  concordou com a medida.

 

“Só saímos porque tinha de comprar algumas coisas que estavam faltando, mas vi que o básico necessário do comércio está funcionando. Achei acertada a decisão da Prefeitura”, frisou ele.

 

Assim, ficaram os centros comerciais e as praias vazias

 

As lojas do Centro de Maricá que estão fora da permissão de funcionamento aderiram integralmente à determinação de fechamento. Utilizando um megafone, outra guarnição da Guarda Municipal orientava os consumidores a não ficarem nas ruas sem necessidade.

 

De acordo com o locutor Oséias Pereira, que atua em uma farmácia da Rua Ribeiro de Almeida, a medida é necessária.

 

“Lojas abertas iriam atrair mais gente para a rua e causar uma possível contaminação. Foi necessário fechar mas também importante manter abertas as que atendem o básico da população.” 

 

Na região litorânea da cidade, as praias ficaram completamente vazias mostrando que a população também faz sua parte para não disseminar o novo coronavirus. Nos locais onde costuma haver maior movimento como Barra, Cordeirinho e Ponta Negra, foram também colocadas fitas de isolamento. E, o mesmo procedimento foi adotado na cachoeira do Espraiado, na região rural.

 

De acordo com a Prefeitura, o funcionamento está autorizado até esta segunda-feira (23/3) apenas para os seguintes tipos de estabelecimentos: Supermercados, mercados, postos de combustíveis, padarias, farmácias, hortifrutis, lojas de ração, clínicas veterinárias, lojas de gás e água e serviços de delivery.

 

Enfim, a Prefeitura decretou a manutenção do fechamento geral do comércio e serviços até 5 de Abril.

 

Foto Destaque: Clarildo Menezes

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: