Políticas Inclusivas oferece oficina de arte para crianças
Oficina de arte para crianças
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, iniciou nesta segunda-feira (11/07) o 2º ciclo da oficina de arte para crianças no Centro de Referência de Políticas Inclusivas (CRPI) e vai até dia 22/07. Ao longo de duas semanas, crianças de 6 a 10 anos, com ou sem deficiência, participam de brincadeiras, dinâmica visual, circuito sensorial, jogos de tabuleiro, pintura, confecção de bandeirinhas, entre outras atividades lúdicas.
A gerente do CRPI, Crys Perlingeiro, enalteceu o bom relacionamento entre as crianças sem a distinção das particularidades, uma vez que haviam crianças com autismo e outras com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
“Ver essas crianças se relacionando sem que a deficiência seja um empecilho ou um estranhamento é muito bonito. Assim, sabemos que vão levar isso para vida toda. Vão ser pessoas muito mais responsáveis, menos preconceituosos e a ideia do CRPI é essa, ou seja, trabalharmos no contexto social. Que façamos desse espaço um lugar de convivência”, afirmou.
O equipamento público foi criado para fomentar o conceito de inclusão social e oferecer serviços de atendimento inclusivo e capacitações aos munícipes com ou sem deficiência e seus familiares. O espaço fica localizado na Rua Boaz Velasco, s/n, Quadra 27; lote 01, Centro.
Serviço é aprovado pela população
Morando há três anos em Maricá, Andriele Rodrigues, de 30 anos, considerou o atendimento do CRPI como um dos fatores principais para se mudar de Santo Antônio de Pádua, município que fica no Norte do Estado do Rio de Janeiro.
“Meu filho Antônio é autista e Maricá é uma cidade que é referência em tratamento de autismo. O diferencial daqui é o atendimento. Essa semana de oficina vou vir todos os dias com eles”, disse a mãe do Antônio que levou sua sobrinha Sophia Tostes Bernardes, de 6 anos.
Mãe da Júlia, também de 6 anos, Cíntia Azevedo Gomes, de 35, aproveitou as férias escolares para levar sua filha pela primeira vez ao CRPI.
“Ela adora contar história e fazer atividades com fantoches. Acho que vai ser muito importante não só para ela, como para outras crianças que participam. É preciso que a criança tenha uma atividade paralela à escola. Estou gostando bastante”, declarou.
Horários e atividades
Ao longo do ano, o CRPI disponibiliza dois horários nas terças-feiras no turno da manhã e nas quintas-feiras no período da tarde para fazer atividades com o público infantil. Também são oferecidas oficinas de produção de ovos e trufas de páscoa, oficinas de laços de cabelo, mandala, feltros, voltadas especialmente para pessoas com deficiência. A casa é adaptada para melhor receber os usuários com piso tátil e a área de lazer é composta de rampas com acessibilidade.
Para se inscrever, é necessário que o responsável ligue para o telefone: 3005-4107 ou compareça pessoalmente na sede com os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência e o laudo médico caso a criança tenha alguma doença. Para dúvidas e informações, o interessado pode acessar o www.maricapoliticasinclusivas.
Foto: Marcos Fabrício