Políticas Inclusivas dispõe Cadastro Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Compartilhe essa matéria:

Registro foi criado para promover a visibilidade e construir políticas públicas para PcD

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, dispõe o Cadastro Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência para inserção de dados. O registro foi criado para promover a visibilidade das pessoas com deficiência e construção de políticas públicas para a PcD, além de formular, gerir, monitorar e avaliar as políticas públicas voltadas para o segmento. Os cadastros podem ser realizados pelo link https://encurtador.com.br/cgikl.

O secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres, afirmou que a ferramenta ajuda a retirar a PcD da invisibilidade, conhecer seus dramas e, por meio de políticas públicas adequadas, implementar programas que facilitem a inclusão social da PcD trazendo-a à participação plena da vida em sociedade.

“Por isso, a PcD e seus familiares devem olhar esse instrumento como um avanço sem precedente, rumo a grandiosas conquistas de direitos da pessoa com deficiência no nosso município”, disse.

Peres reforçou para que pais, responsáveis e PcD façam o cadastro.  “Convidamos a todos a incluírem seus dados e nos ajudarem a seguir em frente, na luta pelo reconhecimento e pela implementação dos direitos da PcD”, declarou.

Caso o interessado tenha dificuldades em preencher o formulário, equipes da secretaria estão à disposição de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h, para ajudar no que for necessário. A Secretaria de Políticas Inclusivas tem sede na Rua Antônio Vieira Sobrinho 333, Parque Eldorado (próximo ao Centro). Mais informações pelo telefone (21) 97116-9511 ou pelo e-mail politicasinclusivas@marica.rj.gov.br .

Ações inclusivas

A secretaria tem o objetivo de viabilizar a oferta de oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todas as pessoas e proporcionar inclusão social. Para isso, realiza uma série de ações e projetos voltados para pessoas que, de alguma forma, sofrem algum tipo de exclusão, como pessoas com deficiência, negros, indígenas, mulheres, comunidade LGBTQIA+, egressos do sistema prisional e seus familiares, pessoas que necessitam de apoio psicológico e pessoas em vulnerabilidade social.

O órgão possui três equipamentos e sete núcleos de trabalhos específicos, são eles: Psicovida, Escritório Social, Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), Núcleo de Orientação Jurídica, Núcleo de Acolhimento, Núcleo de Segurança Alimentar, Núcleo de Assuntos Urgentes e Divulgação de Trabalhos Externos, Núcleo de Busca Ativa e Cuidados com a População de Rua, Núcleo de Articulações com as Minorias e Núcleo de Captação de Vagas de Empregos e Diálogos com o Empresariado.

 

Foto: Divulgação

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: