pessoa

Pessoa com Deficiência – Reunião de Conselhos

Compartilhe essa matéria:

Pessoa com Deficiência

Primeiramente, Maricá vai sediar, na próxima quinta-feira (30/01), uma reunião entre membros dos conselhos municipais da Pessoa com Deficiência (PcD) de diversas cidades do estado. Ainda mais, o encontro, que acontecerá na Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Inoã, terá como foco principal a capacitação dos participantes para as próximas conferências municipais – e também para o encontro estadual – sobre os direitos das pessoas com deficiência.

As conferências municipais precedem o encontro estadual. Bem como, deve ser realizado até 30 de julho, e a conferência nacional sobre o tema, marcada para os dias 1, 2 e 3 de dezembro. Do mesmo modo, a reunião de quinta-feira será realizada das 9h às 16h, com palestras do advogado Caio Souza, presidente da comissão PcD da OAB-RJ; da jornalista Taisa Torelli, da Subsecretaria da Mulher do Estado do Rio; do defensor público Pedro Gonzales, vice-presidente do conselho estadual PcD; e de Roberta Salles, presidente do conselho.

Comdef Maricá

Além do Comdef Maricá, que organiza o encontro com apoio das secretarias Assistência Social, Politicas Inclusivas e Urbanismo, estarão presentes representantes de Rio das Ostras, Macaé, Campos, Iguaba, Cabo Frio, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Búzios, Niterói e São Gonçalo, Arraial do Cabo e São Francisco de Itabapoana. Segundo René, os participantes serão distribuídos em grupos de trabalho, que terão a responsabilidade de elaborar projetos de melhoria das condições das pessoas com deficiência.

Do mesmo modo, a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada de 1º a 3 de dezembro deste ano e deve receber 800 participantes de todos os estados. A Comissão Organizadora do evento definiu os cinco eixos temáticos que embasarão os debates: estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência; garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas; financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência; direito e acessibilidade; e desafios para comunicação universal.

Foto: Clarildo Menezes/Por: Gabriella Carvalho

Enfim, veja também:

Candidatos a Guarda Municipal fizeram provas físicas

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: