Passaporte Universitário 2019: Vestibular 15 e 16/06

Compartilhe essa matéria:

Passaporte Universitário 2019: Novas bolsas, cursos e faculdades credenciadas

Primeiramente, faculdades credenciadas pelo programa Passaporte Universitário 2019 realizam mais um vestibular neste final de semana (15 e 16 de junho).

Desse modo, os interessados em cursar uma faculdade, através do programa disponibilizado pela Prefeitura de Maricá, terão a chance de concorrer a uma bolsa de graduação nas instituições cadastradas. Como por exemplo a Estácio de Sá, Universidade Cenecista (UNICNEC). Além de Unilasalle, Faculdade Maricá/Vassouras e Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). A saber, as provas serão realizadas no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro, das 9h às 17h nos dois dias.

Porem, é bom lembrar que a realização do vestibular não é a garantia de inscrição ou aprovação no programa Passaporte Universitário. Os estudantes poderão optar, nos próprios dias das provas, por qual instituição e curso pretendem prestar as provas do vestibular. Após, as universidades vão gerar o resultado. E em posse dessa declaração de aprovação, é que o aluno vai conseguir realizar a inscrição no sistema do Passaporte Universitário.

Passaporte Universitário 2019: Sobre as bolsas

Na Estácio de Sá são 24 cursos. Na Unilasalle, 10 cursos como Direito, Relações Internacionais, Administração, Arquitetura e Urbanismo. Na Faculdade Maricá, vagas para Engenharia Civil, Gestão Pública, Medicina Veterinária e Serviço Social, por exemplo. Na UniCnec, são diversos cursos, distribuídos em Rio Bonito, Ilha do Governador, Itaboraí e Rio das Ostras. E no Unifeso continua a oferta de vagas para os mais variados cursos, a saber; Odontologia, Psicologia e Direito.

Entretanto, para o candidato conseguir a Bolsa Universitária Social, deverá respeitar os seguintes critérios: renda familiar até 4 salários mínimos terão 100%. Já com renda familiar de 4 a 6 salários mínimos terão 80%.

Contudo, as Bolsas Universitárias de Excelência serão concedidas aos candidatos que tenham cursado o Ensino Médio em rede pública de ensino. E que residam no município há 5 anos ininterruptos. Alem disso, a nota do ENEM deve ser superior a 450 pontos.

Passaporte Universitário 2019

Passaporte Universitário 2019: Bolsas para curso de Medicina

Sem dúvidas, a novidade para este semestre é a oferta de bolsas para curso de Medicina pelo Unifeso. De fato, a Unifeso terá vagas a serem preenchidas pela nota ENEM dos anos de 2015 até 2018 e pelo vestibular tradicional.

Dessa maneira, vale lembrar que, para este curso específico, a oferta de vagas e inscrições para concorrê-las é diferente dos outros cursos e faculdades. Aliás, no Enem, o que vale para concorrer é a nota. Ressalte-se que  a mesma deve ser maior que 550 pontos, e a divulgação do ranking de aprovados no dia 10/07.

Assim, para desempates serão utilizados os critérios de maior nota obtida na: Redação, na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, na prova de Matemática e suas Tecnologias e candidato com maior idade. As inscrições e o edital estão no site do Unifeso clicando aqui.

Então, para os candidatos do Passaporte Universitário, a instituição irá isentar a inscrição de R$ 200 da concorrência pelo Enem. Mas, quem optar pela realização do vestibular na instituição, deve pagar a taxa de R$ 720 no boleto bancário.

De fato, os interessados têm a opção de entrar em contato com a instituição presencialmente. A instituição estará na cidade até o final do mês, ou pelo telefone (21) 2641-7057. O vestibular de Medicina do Unifeso será realizado dia 30/06 (domingo), das 9h às 13h30.

Passaporte Universitário 2019: Nova instituição deve ser credenciada

Enfim, nesta segunda-feira (10/06), a equipe do Passaporte Universitário se reuniu com representantes da Anhanguera Educacional. Onde visitaram a cidade para conhecer sobre o Passaporte Universitário. E discutiram também o que precisam para fazer parte do programa que já é conhecido nacionalmente.

De acordo com a secretária Adriana Luiza da Costa sobre o reconhecimento do Programa.

“O passaporte universitário tem tido um êxito tão grande, com a prospecção para além das fronteiras de Maricá, que novas instituições têm nos procurado. Estamos hoje num cenário nacional no qual investimentos estão sendo retirados. E aqui em Maricá estamos indo na direção contrária. De fato, estamos concedendo direito de estudo em cursos de graduação para a população”.

 

Veja também: Projeto Hospedar: Cursos de hotelaria em Maricá!

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: