Parque Tecnológico de Maricá - localização

Parque Tecnológico de Maricá, projeto em implantação

Compartilhe essa matéria:

Parque Tecnológico de Maricá: contrato assinado com PqTec São José dos Campos

Antes de mais nada, o Parque Tecnológico de Maricá (PQTecMar) é um dos projetos mais inovadores desenvolvido pela Prefeitura. Ademais, a prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), gestora do projeto, assinaram em 04/07, contrato com a Associação Parque Tecnológico São José dos Campos (PQTEC). De fato, o objetivo do contrato é a estruturação e implantação de infraestrutura de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia em Maricá.

De acordo com José Orlando Dias, presidente da Codemar: 

“O Parque Tecnológico de Maricá será um ambiente propício para promover ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. Num só local vamos concentrar empresas de base tecnológica, instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento. Semelhantemente, o PQTecMaricá terá incubadoras de negócios, além de laboratórios e centros de pesquisas”.

José Orlando também lembra que o Parque Tecnológico de Maricá ainda terá a parceria do Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

Há um ano, a Prefeitura assinou um protocolo de intenções com o Parque Tecnológico de São José dos Campos. Com efeito, este protocolo precedeu a assinatura do contrato para cooperação na implantação do ambiente de inovação.

Parque Tecnológico São José dos Campos, o parceiro

Marco Antônio Raupp, diretor-geral do PqTec São José dos Campos declara:

“Ser escolhido é um reconhecimento e indicativo de que as metodologias e o modo de trabalhar do Parque Tecnológico São José dos Campos estão ganhando espaço. Ajudar a criar o Parque de Maricá tem um grande valor para nós. Por certo, valor não só porque estamos ampliando nossa atuação em outras áreas geográficas mas também em outros setores industriais”.

O Parque Tecnológico de São José dos Campos é referência no país em promoção de ciência, tecnologia e inovação, agregados ao empreendedorismo. Ambiente que estimula a cooperação entre empresas e entre empresas e instituições de pesquisa para a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O PqTec São José está instalado em uma área de 188 mil m2. Cerca de 6 mil pessoas transitam diariamente nesse espaço.

Ainda, de acordo com Raupp:

“Temos ampla experiência no setor aeronáutico e de defesa que pode ser transposto para a área de petróleo e gás. Encaramos este momento como uma grande oportunidade de atuar em outras áreas e com outros parceiros importantes do ponto de vista tecnológico. Para nós, não significa somente ganhar um contrato. Sem dúvida significa, principalmente, ganhar uma oportunidade para atuar em setores novos com parceiros com atuação significativa na área”.

Implantação e benefícios esperados do Parque Tecnológico de Maricá

Considerando a complexidade do empreendimento e o grau de articulação entre um grande número de organizações de diferentes matizes, o PqTecMar será implantado em fases no triênio 2019 – 2021.

Além disso, benefícios esperados são:

  • Criar empreendimentos/negócios de base tecnológica.
  • Atrair universidades.
  • Desenvolver soluções de base tecnológica para os desafios municipais e regionais.
  • Promover desenvolvimento regional de forma sustentável e competitiva.
  • Promover desenvolvimento imobiliário.

 

 

Enfim, veja também:    Lei de Inovação – novo eixo de desenvolvimento

Sobre o autor(a)


Compartilhe essa matéria: